Um novo ciclo

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 03/01/2021
Horário 04:15

Amanhã será iniciado um novo ciclo da administração municipal de Prudente com o prefeito Ed Thomas (PSB), o vice Izaque Silva (Patriota), os novos secretários e demais membros do primeiro escalão iniciarão as suas atividades. 

Números redondos

Em levantamento feito pelo Plantão, dois números redondos marcam essa etapa prevista para quatro anos: Ed exerce o mandato de número 50 e é o 35º prefeito da história da cidade, já que sete foram eleitos duas vezes, três por três vezes e um por quatro vezes. 

Grande prioridade

Indagado pelo Plantão sobre sua maior preocupação, Ed disse ser a saúde e não somente a Covid-19, mas de todas as demais doenças. Afirmou que a saúde é a grande prioridade e que será colocado em prática um plano de acolhimento e humanização.

Ponto de partida

Sobre a proposta de fortalecimento regional, tem como previsão que o ponto de partida seja a eleição da nova diretoria da Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema). Possivelmente ainda este mês.

Para fortalecer

Eleita a nova diretoria, a intenção é atuar em conjunto com a Amnap (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) para fortalecer a busca de recursos e outras demandas junto aos governos estadual e federal.

Filiação partidária

Pelo que o Plantão apurou, pelo menos sete dos 17 novos secretários municipais têm filiação partidária, sendo a maioria do PSB: Clayton Santos (Relações Institucionais), Clélia Tomazini (Desenvolvimento Social) e André Domingos (Esporte).

Outros partidos

Edilson Magno (Plnejamento) já foi do PSB e está no PP. O Patriota, do vice-prefeito Izaque Silva, tem dois secretários: Fernando Luizari Gomes (Meio Ambiente) e Yuri Correia dos Reis (Cultura). Jorge Duran (Jurídico) é do PSD.    

Primeiro escalão

Ainda no primeiro escalão, o novo presidente da Prudenco, o advogado Valdecir Vieira, esteve filiado no Patriota. Porém, como assumiu a assessoria jurídica do partido durante a campanha eleitoral, acabou por requerer a sua desfiliação.

Retorno ao partido

Aliás, membros do Patriota em Prudente, cuja executiva é presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari, alimentam a esperança que o partido seja fortalecido no país com o possível retorno do presidente Jair Bolsonaro.

Centro do poder

A primeira viagem do prefeito Ed Thomas a Brasília está prevista para o dia 10 deste mês, juntamente com o secretário de Esporte, André Domingos. Irão assinar o convênio de reforma da pista de atletismo da Unesp, na Secretaria Nacional de Esporte.

Fora de combate

A assinatura seria recentemente em dezembro, mas acabou sendo adiada em decorrência de que André Domingos não pode viajar. Esteve foram de combate, por conta dos primeiros sintomas da Covid-19, doença que conseguiu superar.

Dois problemas

Logo de cara, a nova administração de Prudente tem pela frente dois problemas que requerem solução urgente: o reajuste de tarifa do transporte coletivo urbano e a luta junto ao governo estadual para a cidade retornar à fase amarela do Plano São Paulo.

Publicidade

Veja também