Vivemos tempos únicos no oeste paulista. Como mencionei em meu último artigo, a UEPP nasceu de um sonho e hoje se consolida como uma realidade, atuando ativamente para transformar os rumos de nossa sociedade.
Desde sua fundação, a entidade tem promovido debates com diversos setores, públicos e privados, em prol de causas importantes, como a regularização fundiária, que hoje é uma conquista concreta e tem atraído investimentos que dependiam de segurança jurídica.
Também lutamos por melhorias no aeroporto regional, uma infraestrutura vital para receber empresários, turistas e nossos entes queridos que retornam para visitar suas famílias. Ademais, nesta semana, nos reunimos na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, em São Paulo, para reivindicar melhorias na infraestrutura rodoviária que interliga Presidente Prudente à região, e as quais se resultam em segurança pública, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.
A sociedade civil organizada é, essencialmente, a união de cidadãos em torno do bem comum. Não se trata de competição por destaque individual, mas sim de trabalhar coletivamente para alcançar objetivos maiores. É preciso superar a visão de que diferentes grupos, com o mesmo propósito, agem como concorrentes ou excludentes. Na verdade, somos parte de um único corpo, movido pelo desejo de conquistar resultados que beneficiem a todos.
Quando nos unimos, desperdiçamos menos energia, alcançamos mais rapidamente nossos objetivos e conseguimos engajar um maior número de mentes brilhantes na mesma causa. Cada novo desafio é uma oportunidade de inovar e criar soluções que impactem positivamente as gerações futuras.
Aprendi muito com os valiosos conselhos de nossos parceiros do Sicoob e do Sicredi Rio Paraná sobre o poder do cooperativismo. Inspirado no lema "a união faz a força", vejo com clareza que a união das entidades é, em essência, uma grande cooperativa; uma cooperativa que conta com o apoio indispensável - e, espero, permanente - de diversas entidades comprometidas com o bem-estar de nossa sociedade no oeste paulista.
Como disse o filósofo Aristóteles: "O todo é maior do que a soma das suas partes". Acredito que essa máxima traduz a essência do que escrevo. Esse espírito de colaboração é o que impulsiona a UEPP e todas as entidades que se dedicam a transformar nossa região. O que realizamos hoje, juntos, é apenas o começo de um caminho promissor, repleto de conquistas coletivas que beneficiarão as futuras gerações.