Uma coisa a gente tem certeza: todo mundo vai envelhecer, mas como?

OPINIÃO - Carolina Minuci

Data 23/07/2022
Horário 05:00

Se tem algo que todo mundo ouve desde criança é: “A única certeza que temos na vida é a morte”, certo? Sim... e quando consideramos essa certeza, sabemos também que o caminho que se faz para chegar até aí passa pelo envelhecimento. Pensando assim, pode-se afirmar que o envelhecer é algo certo, previsto, claro, salvo os imprevistos trazidos pela vida!
É assim que eu enxergo a saúde: com predição! Você deve estar pensando: do que ela está falando? Deve ter digitado errado, queria dizer prevenção! Não, é predição mesmo! Vamos ao dicionário:
Predição: “Ato ou efeito de predizer, de afirmar o que vai acontecer no futuro; profecia, previsão, vaticínio.”
Tá, mas o que isso tem a ver com a saúde? Você está dizendo que é possível prever o que vai acontecer comigo no futuro?
Sim! De acordo com a maneira como você vive, é possível prever consequências positivas e negativas de suas atitudes! Vamos entender melhor? Por exemplo, uma pessoa que durante toda a juventude trabalha exposta ao sol, sem usar nenhum tipo de proteção, naturalmente terá consequências em sua pele, que vão desde rugas mais cedo e mais evidentes, até um risco considerável de câncer de pele, certo? Isso é predição! Eu consigo prever as consequências dos seus atos em suas atitudes! 
O que acontece é que normalmente não se age pensando no que pode acontecer depois, principalmente quando se é jovem.
Mas vamos falar da minha área da saúde, a fisioterapia! Quando você pensa em “para que eu procuraria um fisioterapeuta?” O que te vem à mente? Certamente algo como: quando eu precisar me recuperar de uma cirurgia, quando eu tiver uma dor nas costas, quando meu ombro, joelho, cotovelo apresentarem falhas que venham a impedir algum tipo de atividade, certo?
Eu não vejo a fisioterapia assim! Para mim, quando eu penso em fisioterapia eu penso em movimento! Isso mesmo! Fisioterapia para mim é possibilitar que eu realize todos os movimentos que me permitam ter um dia bom e que façam eu me sentir saudável, apto, pronto para qualquer atividade do dia: seja ela física ou intelectual!
Nossa Carol, aí você me confundiu... Calma, é que eu atuo na fisioterapia preditiva! Ou seja, na fisioterapia que permite que você se movimente, que você sente, levante, deite, abaixe, busque algo no alto... Ou seja, na fisioterapia que te permite estar apto para realizar os movimentos naturais, sejam na natureza, na cidade, em casa ou no ambiente de trabalho!
E quando essa fisioterapia pode ser buscada? Quando eu estiver com dificuldade em fazer algum movimento? Sim e não! Pode ser neste momento, mas também pode ser quando você começar a entender um pouco de uma das leis mais conhecidas da física, a inércia, que, em minhas palavras é: “um corpo parado tende a permanecer parado, um corpo em movimento tende a manter-se em movimento!” 
Ou seja, se você não mantiver seu corpo em movimento eu posso te afirmar, por A + B, que ele vai perder as habilidades de realizar determinados movimentos e vai chegar um momento em que ele vai se limitar! Isso nada mais é do que a natureza, que me permite prever o futuro! 
Então eu deixo aqui uma provocação: quando você deve começar a cuidar do seu corpo e permiti-lo ficar em movimento? Eu diria: agora! Independente de onde você está agora! 
 

Publicidade

Veja também