Uma grande ideia: bolo e cobertura feitos de uma vez só

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 17/10/2018
Horário 06:00

               

Os bolos são de dar água na boca. A massa é fofíssima, mas o segredo está na cobertura. Ela é feita primeiro, na assadeira mesmo. Nada de panelas sujas, muito rápido e simples de fazer. O de frutas fica uma delícia...com pêssegos, abacaxi e cerejas para enfeitar. Tudo é colocado no fundo da forma e depois coberto com a massa. Na hora de desenformar, você terá uma linda surpresa!

               

Bolo de Pêssego e Abacaxi

 

Ingredientes: ¼ xícara (chá) de manteiga, ¼ xícara (chá) de açúcar refinado, 5 metades de pêssegos em calda, 5 fatias de abacaxi em calda, bem escorridas e secas, cerejas ao marrasquino para decorar, 1 ¼ xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 xícara (chá) de açúcar, ¼ xícara (chá) de manteiga, ¾ xícara (chá) de leite, 1 colher (chá) de baunilha, 1 ovo.

Preparo: Derreta a manteiga e coloque numa assadeira redonda com 24cm. de diâmetro. Salpique com o açúcar refinado. Arrume as fatias de abacaxi, intercalando as de pêssego, sobre a mistura de açúcar e manteiga. No centro das fatias, coloque as cerejas. Peneire a farinha, o fermento em pó e o açúcar numa tigela grande. Junte a manteiga e o leite. Bata por mais dois minutos na batedeira, usando a espátula para misturar a massa que fica nas bordas. Junte a baunilha e o ovo. Bata por dois minutos. Coloque esta mistura na assadeira sobre as frutas. Asse em forno médio por 35 a 40 minutos. Deixe esfriar. Coloque um prato sobre a assadeira, vire-a e desenforme. Sirva em temperatura ambiente ou gelado com chantilly.

 

Bolo de Chocolate com Nozes

 

Ingredientes: 10 colheres (sopa) de manteiga, ¼ xícara (chá) de açúcar mascavo ou refinado, 2/3 xícara (chá) de Karo, ¼ xícara (chá) de creme de leite, 1 xícara (chá) mde nozes picadas, grosseiramente, 1 ¾ xícara (chá) de farinha de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 2 ovos separados, 80g. de chocolate meio amargo derretido, 1 colher (chá) de essência de baunilha, 1 xícara (chá) de leite.

Preparo: Numa panela derreta 4 colheres (sopa) de manteiga, junte o açúcar e deixe cozinhar até começar a borbulhar. Adicione o karo, o creme de leite e cozinhe mexendo sempre até levantar fervura. Retire do fogo e junte as nozes. Coloque numa forma de anel untada de 25cm. de diâmetro. Reserve. Bata o restante da manteiga, junte o açúcar e bata bem. Adicione os ingredientes secos e o leite, alternando, em pequenas quantidades, batendo bem após cada adição. Espalhe com cuidado sobre a mistura de chocolate e asse em forno moderado por 35 minutos ou até que, ao enfiar um palito no meio do bolo, saia limpo.

 

Novas saladas:

coloridas como a Primavera

 

Não pode haver refeição mais gostosa no calor do que uma salada. Nem mais saudável. Só que é preciso incrementar cada uma com um ingrediente novo e mais consistente do que as simples verduras. Foi o que fizemos desta vez, pois você encontrará saladas com feijão, frango, amendoim, ovos e queijo para saciar a fome e o paladar de toda a família.

 

Salada Caprichosa

 

Ingredientes: peito de frango cozido e desfiado, 1 pé de chicória crespa, 1 xícara (chá) de ervilhas frescas (congeladas), 2 tomates firmes, alguns rabanetes, 1 colher (sopa) de alcaparras, sal, pimenta-do-reino, azeite, suco de limão.

Preparo: Limpe, lave, escorra e pique grosseiramente a chicórea. Lave os tomates e corte-os ao meio. Disponha a chicórea numa saladeira, acrescente os pedaços de frango, os gomos de tomate, as ervilhas lavadas e escorridas e as alcaparras. Tempere com sal, pimenta-do-reino, azeite e suco de limão. Na hora de servir, decore com os rabanetes cortados no formato de flor e polvilhados de sal. Opcional: colocar com colher de chá algumas colheradas de maionese sobre a salada. Para esta salada você pode usar também sobras de frango assado.

 

Couve-flor e Feijão

Ingredientes: 1 couve-flor pequena, 1 copo de feijão branco, já cozido, 3 ovos, 200g. de vagens, 3-4 filés de anchovas, azeite, vinagre, sal, pimenta-do-reino, molho inglês a gosto.

Preparo: Lave a couve-flor e divida-a em buquezinhos. Cozinhe-a em banho-maria por 5 a 8 minutos. Faça o mesmo com a vagem. Corte as pontas e cozinhe no vapor por 3 a 5 minutos. Cozinhe os ovos e depois de frios, corte-os em gomos. Quando os ingredientes estiverem completamente frios, reúna-os numa saladeira, acrescente o feijão, os filés de anchova e tempere com azeite, vinagre, sal, molho inglês e pimenta-do–reino. Misture bem e sirva.

 

Salada de Cenoura e Amendoim

Ingredientes: 10 cenouras grandes, 5 colheres (sopa) de azeite, 1 ½ colher (sopa) de vinagre, 1 pitada de açúcar, sal, pimenta-do-reino, 3 colheres (sopa) de amendoim levemente torrado e descascado.

Guarnição: brotos de feijão, raminhos de salsa, 4 ovos cozidos.

Preparo: Corte as cenouras em cubinhos ou em bolinhas e cozinhe-as em água e sal. Escorra-as e tempere-as ainda quentes com sal, azeite, vinagre e açúcar tudo bem misturado. Deixe descansar por 2 horas. Acrescente então o amendoim e misture delicadamente. Coloque numa saladeira, guarneça com brotos de feijão, raminhos de salsa e os ovos cortados em quartos.

 

NUTRIÇÂO

 

Cardápio antiestresse

 

Com o aumento de trabalho e o ritmo diário mais intenso, há uma tendência a ficarmos estressados e cansados. A alimentação pode ajudar a combater esses sintomas. Descubra o que equilibrar na dieta para reduzir o estresse.

- Evitar o consumo de enlatados e de bebidas de cola, que dificultam a absorção de ferro.

- Consumir diariamente frutas secas (damasco, uva passa, ameixa...), pois são boas fontes de energia e possuem muitos nutrientes, como vitamina K, ferro e triptofano.

- Reforçar as fontes de cálcio, ferro e fósforo, como couve e agrião.

- Reforçar as fontes de ferro (espinafre, beterraba e feijão). Assim, previne-se a anemia, que provoca cansaço e indisposição.

- Consumir diariamente sementes (gergelim, girassol e abóbora), pois são ricas em zinco e proteínas que ajudarão a melhorar a disposição e o cansaço.

- Incluir no cardápio gérmen de trigo (rico em vitaminas do complexo B e vitamina E), que ajuda na desintoxicação e disposição.

 

 

 

Publicidade

Veja também