UMA NOVA FISIOTERAPIA

A fisioterapia é uma profissão que ao longo dos anos tornou-se respeitada tanto pelos profissionais da área da saúde como também pelos pacientes, que veem verdadeiras transformações de vida em cada área de atuação: ortopedia, dermatofuncional, neurologia, pediatria, saúde da mulher, cardiologia, saúde coletiva, respiratória, entre outras. Cada área possui profissionais comprometidos, que entendem a importância de realizar suas habilidades e competências com conhecimento, comprometimento, respeito e ética, pois aprendem isso desde sua formação universitária mantendo por toda a vida profissional.
A atuação da fisioterapia visa desde a prevenção, a promoção à saúde, proteção específica e limitação de danos e reabilitação, que devem ser executados de forma individual e coletiva, propondo condutas cada vez mais eficazes e resolutivas. Essas condutas proporcionam a cada paciente que passa por um fisioterapeuta a sensação de ser bem atendido e acolhido para receber o melhor atendimento dentro de cada caso e patologia. 
Recentemente, em razão dos acórdãos do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), os profissionais fisioterapeutas foram permitidos a se capacitarem para atuar na área de injetáveis estéticos e terapêuticos. É uma nova era, um avanço nos protocolos de atendimento que torna os atendimentos em várias áreas mais resolutivos e eficazes, pois os procedimentos injetáveis complementam as condutas convencionais do fisioterapeuta. 
Os procedimentos injetáveis a cada ano vêm ganhando mais adeptos por serem minimamente invasivos e proporcionarem resultados satisfatórios. Os tratamentos mais procurados são na área da estética, a exemplo de tratamentos como a aplicação de colágeno através da intradermoterapia, aplicação de botox estéticos ou para tratamentos terapêuticos como para enxaqueca e hiperidroses (suor excessivo), injetáveis para gorduras localizadas e celulites, soroterapia com ativos que trazem saúde de dentro para fora do corpo, injetáveis para melhora da dor. Estas são algumas das possibilidades de atuação do fisioterapeuta.
Desta forma, a procura por profissionais habilitados, que sigam todos os critérios de biossegurança, proporciona segurança para executá-la. A realização de um atendimento individualizado, humanizado, que seja capaz de entender as queixas dos pacientes e relacionar com suas necessidades orgânicas, através de um exame físico completo, da escolha adequada do ativo e da via a ser administrada, favorece um resultado eficiente. Se cuidar é proporcionar saúde, bem-estar, é um ato de amor-próprio.

 

Publicidade

Veja também