A história de uma das mulheres mais importantes de Presidente Prudente está sendo resgatada e celebrada na Escola Municipal Professora Francisca de Almeida Góes Brandão. A iniciativa, liderada pela diretora Sônia Pelegrini, busca conectar os alunos com o legado da patrona, que foi homenageada no livro "Raízes Prudentinas 6", do historiador Benjamin Resende.
Conhecida carinhosamente como "professora Nina", Francisca de Almeida Góes Brandão carrega em seu nome um marco histórico: ela foi a primeira mulher a ter o título de eleitor em Presidente Prudente. A diretora Sônia Pelegrini explica que esse fato, por si só, já a coloca em um lugar de destaque na história da cidade.
Luta por educação e pelo voto feminino
Francisca de Almeida Góes Brandão foi uma verdadeira batalhadora. Além de professora, ela lutou incansavelmente pelo voto feminino e pela educação de todas as crianças, não apenas de seus próprios filhos. Sua visão ia além, defendendo que a mulher tivesse "voz e vez no espaço prudentino".
A diretora da escola destaca que o trabalho de resgate histórico visa fazer com que os alunos e ex-alunos entendam a importância dessa figura. A mensagem é que, assim como a professora Nina abriu caminhos no passado, as alunas de hoje têm a responsabilidade de honrar e dar continuidade a essa história de luta e protagonismo.
FRANCISCA DE ALMEIDA GÓES BRANDÃO, A PROFESSORA NINA, FOI A PRIMEIRA MULHER A TER UM TÍTULO DE ELEITOR EM PRESIDENTE PRUDENTE
RAPIDINHAS
...
Com a proximidade da primavera, as vitrines começam a ficar coloridas, leves e floridas.
...
Você tem certeza de que ligou para o número certo e de repente ouve uma mensagem afirmando que a ligação foi para um número inválido. Quem está errado, você ou a operadora?
...
A Uniodonto já tem 53 anos de atuação no Brasil, e comemora sua presença, há 32 anos em Presidente Prudente.
...
Não importa o que se diga nas redes sociais, sempre tem um especialista no assunto pra contrariar...
...
A criatividade tem imperado nas festas de casamento. Numa festa da semana passada, caricaturas em tamanho real dos noivos tomaram as atenções.
...
É cada vez maior o número de homens frequentando escolas culinárias. As mulheres vão à luta e os homens vão à cozinha mostrar seus talentos.
...
Ponto final: Quem cai e se levanta sempre aprende lições.