Uma tradição de 14 anos: ÊtaNóis promove carnaval adaptado em Prudente

Seguindo todos os protocolos de segurança, grupo Rosa dos Ventos e o Galpão da Lua percorrerão as ruas da cidade, entre os dias 12 e 14, levando marchinhas às casas dos prudentinos 

VARIEDADES - THIAGO MORELLO

Data 04/02/2021
Horário 08:00
Foto: Marcel Sachetti
Bloco percorre ruas de PP desde 2007; organização orienta que foliões não sigam o grupo
Bloco percorre ruas de PP desde 2007; organização orienta que foliões não sigam o grupo

O Grupo Rosa dos Ventos e o Galpão da Lua realizarão um carnaval adaptado em Presidente Prudente, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, tudo a distância, com cuidados e pouca gente. Em meio à pandemia da Covid-19, o bloco ÊtaNóis percorrerá as ruas da cidade levando marchinhas às casas dos prudentinos, de forma consciente, mas sem deixar a festa característica brasileira em branco. Evento marca uma tradição de 14 anos.
A proposta do cortejo é fazer pelo menos dez paradas por dia, reunindo 12 músicos, sendo na percussão, canto e instrumentos de harmonia, “todos distantes”, para tocar as marchinhas clássicas do carnaval e algumas construídas para o bloco, como explica o integrante do Rosa dos Ventos, Tiago Munhoz, um dos organizadores. “Nós temos um carro de som, uma van, e a ideia é que ele seja um carro alegórico e a gente vá atrás brincando e cantando”, diz.
Na ocasião, Tiago lembra que todos os protocolos de segurança serão seguidos, inclusive com músicos indo até o ponto de encontro em carros separados. “Cada um com seu instrumento e com uso obrigatório de máscaras. E é importante frisar que não vamos incentivar as pessoas a seguirem o bloco. Não estamos convidando ninguém para ir para rua. A proposta é que todos fiquem em suas casas e comércios e a gente leva o ÊtaNóis até você”, destaca. Álcool em gel e máscaras serão distribuídos à população que, porventura, estiver na rua.
E levando “arte, música leve de carnaval e muita alegria”, lembra o organizador. Questionado, ele responde que a importância de manter viva essa tradição está na essencialidade e oportunidade de encontrar as pessoas, mesmo que de forma adaptada, e poder celebrar essa “festa brasileira que é tão popular”, mesmo que por dez minutos. “Recentemente tivemos a oportunidade de fazer espetáculos em frente à casa das pessoas e foi uma experiência rica. A ideia é repetir isso”, conclui.

Concurso de fantasias

Em meio à festa, rola ainda um concurso de fantasias, todo de forma virtual. Para tanto, o público deve participar enviando fotos ao grupo, conforme explica Tiago, na plataforma criada por eles. “Entre os dias 8 e 11, essas imagens serão publicadas no Facebook do Galpão da Lua e as que tiverem mais interação, curtidas, serão as vencedoras”, pontua. Para os 1º, 2º e 3º lugares categorias infantil e adulto, haverá entrega de troféu e passagem do cortejo do bloco na frente da casa dos ganhadores no dia 13. O resultado sairá no dia 11, às 20h.

A história do "ÊtaNóis"

O ÊtaNóis surgiu em 2007, em uma república do Jardim das Rosas, frequentada por estudantes e artistas da cidade que procuravam uma forma alternativa de curtir o carnaval. Nas primeiras edições, dezenas de pessoas pegaram latas e panelas como instrumentos musicais e foram para as ruas do bairro cantar e se divertir. As composições “ÊtaNóis”, que dá nome ao bloco, e “Ma, Ma, Ma, Mazinho” surgiram nesse período.
Em 2011, o ÊtaNóis foi para as ruas do bairro Vila Brasil, junto ao Galpão da Lua. Depois, em 2016, o Galpão da Lua mudou-se para um prédio público abandonado no centro da cidade e o bloco foi junto. O ÊtaNóis percorre, desde então, ruas do centro entre o Galpão da Lua e a Praça Nove de Julho.

SERVIÇO
Para participar do concurso de fantasias, basta preencher o formulário informando todo os dados pelo link https://forms.gle/JVu6cbHyyELweqLu5 e enviar uma foto. O concurso é válido apenas para quem mora em Presidente Prudente. As inscrições acabam no domingo, dia 7 de fevereiro. 

PROGRAMAÇÃO ÊTANÓIS 2021

Sexta-feira, 12 de fevereiro - ÊtaNóis
16h - cortejo carnavalesco
Local: calçadão - centro

Sábado, 13 de fevereiro - ÊtaNóis
17h - Entrega dos troféus aos ganhadores do concurso de fantasias
Local: Bloco ÊtaNóis irá ao vivo na porta da casa das 6 pessoas ganhadoras do concurso 

Domingo, 14 de fevereiro - ÊtaNóis
20h - cortejo carnavalesco
Local: Avenida Maria Menezes Alcântara - João Domingos Netto

 


 

Publicidade

Veja também