Unesp realiza 3ª edição da Corrida e Caminhada

Prova ocorre hoje, com largada da universidade para trajetos de 4 e 8 km pela cidade

Esportes - JULHIA MARQUETI

Data 21/10/2018
Horário 06:11
Cedida/Giovana Rampazzo Teixeira - Terceira edição aguarda 500 participantes para Corrida e Caminhada
Cedida/Giovana Rampazzo Teixeira - Terceira edição aguarda 500 participantes para Corrida e Caminhada

Com o objetivo de estimular a prática esportiva, tanto para alunos quanto para a população em geral, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), de Presidente Prudente, promove mais uma edição da prova “Corrida e Caminhada”. Marcada para ocorrer hoje, o evento aguarda em torno de 500 participantes já inscritos e coloca em disputa três modalidades corrida de 4 e 8 km, além de caminhada de 4 km. Com medalha de participação para todos, terão maior destaque os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada categoria, com a divisão entre masculino e feminino, e também aquele que for primeiro colocado em geral.

Segundo uma das organizadoras, Giovana Rampazzo Teixeira, professora e doutora da universidade, o objetivo é abrir as portas do campus para que a população possa entrar. “Queremos estimular a prática dos exercícios, mas também convidar para conhecer o nosso espaço, por isso, a partir 8h30 começamos a nos reunir no Bloco 3, no Departamento de Educação Física. Depois tocaremos solenemente o hino do país e em seguida faremos o aquecimento para a largada que ocorre às 9h”, destaca.

O circuito da prova começará dentro do departamento, seguindo pela Rua Roberto Simonsen, passando pela Napoleão Antunes Ribeiro Homem, e começando o retorno pela Doutor João Foz e Avenida Quatorze de Setembro. Para o percurso de 8 km serão feitas duas voltas no trajeto.

Com as inscrições encerradas dia 30 de setembro e apenas dois meses para a organização do evento, Giovana conta que o limite de inscrições foi diminuído em comparação ao ano passado. “Tiramos de 300 a 400 vagas para conseguirmos trabalhar com conforto. Sem dizer que ainda participam aqueles que não se inscreveram, o que não tem problema, mas precisamos optar pelo cuidado com todos”, afirma.

Aqueles com inscrições, já receberam em mãos o kit para o início e decorrer da prova. Nele, estavam disponíveis camiseta, número de identificação, chip de cronometragem e uma sacola fitness. Além do kit, outro será entregue ao final da corrida ou caminhada. “Após a prova serão distribuídos água, fruta, barra de cereal, que é importante após a prática que vai ser feita”, explica Giovana.

Apoio

A professora destaca ainda a equipe que organizou a prova, colocando como o diferencial da edição. “Vale falar sobre isso porque fazemos de bom grado, nos solidarizamos, porque todo o evento é sem fins lucrativos e esse ano podemos contar com a contribuição de um time bem grande para que tudo seja organizado e ocorra da melhor maneira”, enfatiza. Apoiam o evento o Clae (Centro Local de Apoio à Extensão), a Atlética de Presidente Prudente, a FUNDUNESP (Fundação para o Desenvolvimento da UNESP), a Proex (Pró-Reitoria de Extensão Universitária), o Banco Santander, a Sitra (Saúde Integral do Trabalhador da FCT/Unesp) e o Numis (Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde).

Com o tempo instável na cidade, Giovana pede ainda que não chova e segue acompanhando a previsão do tempo. “Até agora aparece que não vai chover e mesmo que aconteça isso, esperamos que todos venham fazer parte. A chuva não tem a chance de atrapalhar tudo”, afirma. 

Publicidade

Veja também