Unidades de saúde começam a vacinar meninos contra HPV

De acordo com Vigilância Epidemiológica Municipal, postos de Prudente já registram procura do sexo masculino, embora de forma lenta; proteção contra vírus ocorre em 2 etapas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 07/01/2017
Horário 09:47


Anteriormente administrada somente em meninas, a vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) já está disponível para meninos de 12 e 13 anos em todas as unidades de saúde municipais. Em Presidente Prudente, cerca de 3 mil doses são ofertadas. Consultada, a coordenadoria da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) informou que não possui ainda o levantamento exato de quantos devem ser imunizados, mas solicita que todos os meninos dessa faixa etária procurem um posto para receber a vacina. "Já começamos a registrar a procura desse público, mas ainda de forma lenta", expõe.

Jornal O Imparcial Adriana levou o filho: "Proteção antes da iniciação sexual"

Segundo a VEM, a proteção ocorre em duas etapas, sendo que a segunda dose se dá seis meses após a aplicação da primeira. Já em homens de 9 a 26 anos que vivem com HIV (vírus da imunodeficiência humana), o esquema vacinal é de três doses com intervalo de dois e seis meses. A inclusão da vacina no calendário dos garotos foi anunciada pelo Ministério da Saúde em outubro do ano passado, no entanto, só passou a vigorar na primeira semana de 2017. Conforme noticiado por O Imparcial na ocasião, a faixa etária será ampliada de forma gradativa até 2020, quando também serão contemplados com a vacina aqueles entre 9 e 13 anos.

No caso do sexo feminino, o esquema vacinal da imunização contra o HPV é de duas doses com intervalo de seis meses para meninas de 9 a 14 anos. Mulheres entre 9 e 26 anos que convivem com o HIV, por sua vez, recebem três doses com intervalo de dois e seis meses. Além da imunização contra o HPV, meninos e meninas de 12 e 13 anos também passam a ser vacinados contra a meningite C. Antes, a dose era ofertada somente para crianças aos 3, 5 e 12 meses de idade.

 

Quadrivalente


De acordo com o infectologista André Luiz Pirajá da Silva, a importância de também imunizar meninos contra o HPV nesta faixa etária é porque este é o momento em que crianças e adolescentes começam a desenvolver a vida sexual. Segundo ele, a vacina protege o menino contra quatro subtipos do vírus: 6, 11, 16 e 18, sendo dois deles – 6 e 11 – responsáveis pelo aparecimento de verrugas genitais e os outros dois – 16 e 18 – relacionados aos casos de câncer no pênis, garganta e ânus.

A doméstica Adriana Boin da Silva, 44 anos, levou seu filho, o estudante Murilo Silva Rodrigues, 12 anos, ao Cohabão, na manhã de ontem, para vaciná-lo contra o HPV. Segundo ela, a decisão foi tomada de imediato assim que ouviu falar sobre a disponibilidade da dose para os meninos. "É uma forma de proteger a saúde do meu filho antes da iniciação sexual", avalia.

 
Publicidade

Veja também