 
                    “É De Arrepiar! O Folclore Brasileiro e as Doces Travessuras de Carnaval” é o enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Alegrete, de Martinópolis, para o carnaval 2026. E pela primeira vez, a escola realiza um evento de lançamento do enredo, nesta sexta-feira, noite das bruxas, às 19h30, no Teatro Municipal João Silva.
No evento, que será aberto ao público, serão apresentadas algumas fantasias - piloto de algumas alas, como comissão de frente, baianas, bateria e destaques, tudo ao som do novo samba-enredo, que promete levantar a avenida em 2026.
Segundo o compositor do samba, Sergio Alan, para 2026, a escola traz a mistura das culturas e lendas brasileiras de assombrações e seres da floresta, além dos ícones do halloween americano. “Temos uma grande expectativa com esse samba, que mexe com o imaginário popular, agora associado aos elementos gringos, a cada ano mais presente aqui”.
Os trabalhos começaram em abril deste ano, e acelerou neste segundo semestre - agosto e setembro. “E agora em outubro vamos fazer esse lançamento do enredo, então a expectativa é muito boa, principalmente internamente, já para acender a alegria no coração dos integrantes”.
A Unidos de Vila Alegrete conta com 200 componentes, divididos em 11 alas e duas alegorias. A escola é mantida pela Prefeitura de Martinópolis, por meio da Secretaria de Esportes, Turismo e Cultura.
“NÓS JÁ ESTAMOS COM A ESCOLA DESDE 2009 INDO PARA A AVENIDA, SÓ PARAMOS DURANTE DA PANDEMIA E MANTER VIVA A CULTURA DO SAMBA, DO CARNAVAL É O MAIS IMPORTANTE”
Sergio Alan
Segundo Sérgio Alan, a escola já está com a todo vapor e o pontapé inicial será o lançamento do samba-enredo, nesta sexta-feira. 
“Os planos para 2026 já é arrancar para o carnaval a partir deste lançamento do enredo, no dia 31, que além de ser o Dia das Bruxas, também é Dia Nacional do Saci-Pererê. Temos uma apresentação agendada para o dia 20 de novembro - Dia da Consciência Negra, que terá uma parada em Martinópolis e a escola vai se apresentar. Paramos em dezembro por conta das festas de final de ano e em janeiro voltamos a milhão para o carnaval”.
Sérgio ressalta que o calendário do carnaval foi muito propício em relação ao enredo. “A escola vai desfilar na sexta-feira de carnaval - dia 13 - abrindo o carnaval na região e também no domingo (15)”.
Manter viva a cultura do samba na região é o objetivo da Unidos de Vila Alegrete. “Nós já estamos com a escola desde 2009 indo para a avenida, só paramos durante da pandemia e manter viva a cultura do samba, do carnaval é o mais importante”.
Cedida
 
Alguns adereços que vão fazer parte do figurino da escola
 
 
