Unimed e HRCPP firmam parceria para oferta de cuidados paliativos

Serviço consiste em assistir pacientes com doenças prolongadas e complexas, oferecendo suporte emocional aos enfermos e familiares, antes e após o óbito

Saúde & Bem Estar - DA REDAÇÃO

Data 19/11/2020
Horário 05:15
HRCPP - Parceria consolida Departamento de Cuidados Paliativos no hospital
HRCPP - Parceria consolida Departamento de Cuidados Paliativos no hospital

A Unimed Prudente apresentou sua RCC (Rede de Cuidados Continuados) – iniciativa pioneira no Brasil – ao HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente). As capacitações tiveram início no segundo semestre deste ano e foram finalizadas neste mês de novembro. A expectativa é que o Departamento de Cuidados Paliativos na instituição esteja implantado, totalmente, até o final deste ano.
Os serviços, que tiveram início em outubro de 2016 na Unimed Prudente, consistem em assistir pacientes com doenças prolongadas e complexas, com atendimentos exclusivos em hospitais, em domicílio e ambulatorial, oferecendo suporte emocional ao enfermo e aos familiares, antes e após o óbito.
De acordo com a diretora-superintendente da cooperativa de saúde, Sandra Lima Oliveira, a parceria se deu pela capacitação de médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e auxiliares de enfermagem, e implantação de protocolos para os atendimentos realizados pelo RCC. “É gratificante poder promover os cuidados paliativos, pelo bem que fazem aos pacientes oncológicos e seus familiares, garantindo qualidade de vida”, destaca.
Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento de novos tratamentos, somados ao aumento da expectativa de vida, a diretora-superintendente conta que a demanda de cultivar o cuidado paliativo, dentro da Unimed Prudente, surgiu “para que fossem amenizados os sofrimentos físico, psicossocial ou espiritual de pacientes que possuem doenças sem cura”.
Atualmente, as principais enfermidades atendidas pela rede do plano de saúde são câncer, doenças cardíacas, pulmonares, renais e hepáticas avançadas, derrames cerebrais, doenças neurológicas e suas sequelas, Alzheimer e outras demências. O projeto funciona em tempo integral, e possui equipe multidisciplinar que atua em três esferas de cuidado: ambiente domiciliar, hospitalar e ambulatorial

Hospital do Câncer

O HRCPP teve o apoio da Unimed Prudente para a consolidação do Departamento de Cuidados Paliativos na instituição. Segundo a mastologista e coordenadora do setor, Maria Assunção de Azevedo Guedes, a nova área tem sido implantada de forma multiprofissional, com equipes de oncologistas, enfermagem, assistência social, nutrição, fisioterapia e psicologia, e em conjunto com os familiares do paciente, “visando melhorar o sofrimento físico, espiritual, psíquico e social”. 
“Contar com a parceria da Unimed Prudente, que já possui o serviço de cuidados paliativos, com boa expertise, ajuda-nos a capacitar os profissionais do HRCPP e a criar os protocolos clínicos necessários”, completa a coordenadora.

Publicidade

Veja também