Universidade apresenta bom desempenho em cursos avaliados por Enade em Prudente

Destaques foram Design de Interiores, na modalidade de educação a distância, e Marketing, no presencial, ambos com conceito 4, segundo resultados divulgados pelo MEC

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 07/11/2023
Horário 16:48
Foto: Homéro Ferreira/Unoeste
´Cursos na modalidade EAD apresentaram resultados favoráveis no Enade
´Cursos na modalidade EAD apresentaram resultados favoráveis no Enade

Os resultados do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) de 2022 foram apresentados pelo MEC (Ministério da Educação) e pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) na semana passada. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) apresentou bom desempenho dos cursos avaliados, entre eles vários na modalidade EAD (educação a distância), a exemplo de Design de Interiores, e outros na modalidade presencial, como Marketing.

O Enade é um dos componentes que integram o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para a composição do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que só será divulgado, segundo o Inep, a partir de segunda quinzena de dezembro juntamente com o IGC (Índice Geral de Cursos) da instituição. 

Considerando os destaques da Unoeste, o curso Tecnologia em Design de Interiores obteve conceito 4 e, segundo a universidade, "agora é considerado o melhor EAD do Estado de São Paulo e o 2º melhor EAD do Brasil, entre faculdades, institutos, centros universitários e universidades". Também se destacaram com conceito 4 os seguintes cursos na modalidade EAD: Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis, Marketing, Design de Moda, Gestão Comercial e Administração.

A diretora geral do Nead (Núcleo de Educação a Distância) da Unoeste, professora Sonia Sanae Sato, não tem dúvidas de que o bom desempenho dos alunos no Enade de 2022 "é uma validação do compromisso da instituição com a busca contínua pela melhoria da qualidade do ensino".

“As boas notas no Enade indicam que a metodologia educacional adotada por esses cursos é eficaz em promover um aprendizado significativo. Além disso, essas notas refletem a qualidade do corpo docente da instituição, a eficácia do currículo, a elaboração do material didático, a utilização de tecnologias e recursos educacionais inovadores e a interatividade das atividades”, enumerou.

Ela ainda destacou o diferencial da Unoeste no suporte oferecido aos estudantes. “Evidencia o compromisso dos cursos EAD em desenvolverem habilidades, competências e conhecimentos necessários para o exercício profissional e para a formação integral dos estudantes. Sem dúvida, essas notas demonstram que a qualidade do ensino não é comprometida pela modalidade escolhida. Por isso, o comprometimento com o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos constitui elemento essencial da missão da Unoeste”, destacou a diretora do Nead.

Na modalidade presencial, obtiveram conceito 4 os cursos de Gastronomia, Jornalismo e Direito, além do curso de Marketing, considerado, conforme a universidade, "o grande destaque por já ser o 2º melhor particular do Estado e o 4º melhor entre universidades públicas e particulares de São Paulo".

Enade em números

Em todo o país, 594.013 alunos de 26 áreas realizaram a prova. Em Presidente Prudente, 1.330 candidatos foram inscritos, sendo que 1,3 mil compareceram para fazer as provas no dia 27 de novembro do ano passado. No município, elas foram aplicadas em salas de aula que ficam nos blocos B e H do Campus 1 da Unoeste.

O Enade avaliou cursos vinculados ao ano 3º do ciclo avaliativo do exame: bacharelado das áreas de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

De acordo com a universidade, todos os cursos da Unoeste apresentaram conceitos Enade dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo MEC.

Publicidade

Veja também