As inscrições para vagas do primeiro semestre do Prouni (Programa Universidade para Todos) estarão abertas na próxima semana, de 26 a 29 de janeiro, representando uma oportunidade concreta de acesso ao ensino superior para estudantes que enfrentam dificuldades financeiras para ingressar em uma universidade. Nesta edição, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) oferece 212 vagas com bolsas integrais em cursos da graduação presencial em Presidente Prudente, além de 27 vagas com bolsas integrais para cursos à distância em diversos polos de apoio.
O Prouni é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação) que oferece bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Na Unoeste, todas as bolsas do Prouni ofertadas são integrais (100%).
A falta de condições financeiras é uma das principais barreiras enfrentadas por quem sonha em fazer faculdade. Na Unoeste, o Prouni tem sido responsável por histórias reais de transformação, como a da estudante Gabriela Ferreira Picinini, do 3º termo de Administração.
“O Prouni permitiu que eu realizasse meu sonho de cursar o ensino superior na universidade em que sempre quis estudar, com a tranquilidade de não me preocupar com a parte financeira. Ingressar na Unoeste com o Prouni foi uma conquista muito importante para mim, pessoal e profissionalmente”, relata.
Outro exemplo é o de Gabriel Pina de Lima, aluno do 5º termo de Medicina, que ingressou na Unoeste com bolsa integral do Prouni.
“Eu sempre quis fazer Medicina, mas, pela minha condição financeira, não teria como me mudar de cidade ou assumir outros financiamentos. O Prouni me garantiu estudar pagando apenas o transporte diário. Foi um passo muito grande na minha trajetória, além da oportunidade de ser o primeiro médico da minha família”, conta.
O Prouni é destinado a estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em pelo menos uma das duas últimas edições. O candidato deve ter obtido média mínima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação e não ter participado do exame como treineiro.
Além disso, o candidato precisa atender aos critérios de renda estabelecidos pelo MEC e não possuir diploma de curso superior, entre outros requisitos previstos em edital.
As inscrições começam na próxima segunda-feira, dia 26 de janeiro, e podem ser feitas no site oficial do MEC (acessounico.mec.gov.br/prouni). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro.