Universidade oferece 228 bolsas integrais de estudo por meio do Prouni

Unoeste disponibiliza oportunidades em Prudente, Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio, na região, e nas cidades de Jaú e Guarujá, em SP, e Brasil Novo, no Pará

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 29/01/2024
Horário 13:41
Foto: Cedida
Por meio do Prouni, Ademir conseguiu bolsa 100% e estuda Sistemas de Informação na Fipp
Por meio do Prouni, Ademir conseguiu bolsa 100% e estuda Sistemas de Informação na Fipp

Começaram nesta segunda-feira as inscrições para o primeiro processo seletivo de 2024 do Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) oferece 228 bolsas de estudo integrais (100%) para as graduações presenciais e EAD (educação a distância) dos campi de Presidente Prudente, Jaú (SP) e Guarujá (SP), além dos polos de educação a distância no Pará, Rancharia, Regente Feijó e Teodoro Sampaio.

Em Prudente, são 198 bolsas integrais para cursos nos campi 1 e 2, presenciais e EAD. Dentre as oportunidades, estão Medicina Veterinária e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, com 15 vagas cada; Biomedicina, com 13 vagas; e Medicina, com três vagas. Já em Jaú, são 14 bolsas de estudo integrais ao todo, sendo seis para Medicina, cinco para Fisioterapia, duas para Enfermagem e uma para Biomedicina EAD. O campus de Guarujá tem 10 bolsas de 100% no total, sendo oito para Medicina e duas para Biomedicina EAD.

São oferecidas ainda bolsas integrais para o curso de Pedagogia nos polos de Rancharia (1), Regente Feijó (2), Teodoro Sampaio (1) e em Brasil Novo, no Pará (1). No de Teodoro Sampaio, também há uma oportunidade de bolsa integral para o curso de Administração.

O programa é destinado para quem fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos anos de 2022 e 2023. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo site do Prouni até a quinta-feira, dia 1º.

Podem se inscrever candidatos que não possuam diploma de curso superior e que tenham realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Enem (antes do processo seletivo) e alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.

As inscrições podem ser feitas no link acessounico.mec.gov.br/prouni.

Acesso à universidade

Foi por meio do Prouni que o estudante de Sistemas de Informação na Fipp (Faculdade de Informática de Presidente Prudente), da Unoeste de Prudente, Ademir de Alcântara Souza Carvalho, conseguiu chegar à universidade no segundo semestre de 2023 e fazer o curso que sempre almejou. Ele lembra que a persistência o fez conseguir a bolsa 100%. “Tentei no início de 2023 para Sistemas de Informação e fiquei extremamente chateado por ter sido o primeiro dos ‘não classificados’. Após isso, tentei no meio de 2023 e felizmente passei em 2°, com uma média nada excepcional, por volta de 657 pontos. Isso mostra que não é necessário ser um gênio para conquistar uma vaga”, lembrou ele.

Sem o incentivo oportunizado pelo programa, ele diz que dificilmente conseguiria acessar o ensino superior. E sobre estudar na Faculdade de Informática de Prudente, revela estar encantado. “Até o momento, estou feliz com meu curso, se encaixa no que eu queria. O corpo docente da Fipp é bem qualificado e eu consegui ir bem nas matérias no primeiro termo, aprendi muita coisa em seis meses. Para quem vai tentar agora, eu aconselho pesquisar bastante sobre as etapas do Prouni e que seja rápido no processo da entrega dos documentos, pois, caso deixe para a última hora, pode ser surpreendido com a falta de algum documento e, como consequência, perder o prazo dessa etapa”, aconselha Ademir.

Publicidade

Veja também