Universitários apresentam proposta de aplicativo para Zona Azul de Prudente

Após estudo junto à população, estudantes constataram que solução seria a criação de software com tempo e permanência dos veículos, além da possibilidade de pagamento na própria ferramenta

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 27/05/2022
Horário 15:00
Foto: Toledo Prudente
Resultado de estudo foi apresentado às secretarias de Mobilidade Urbana e Tecnologia
Resultado de estudo foi apresentado às secretarias de Mobilidade Urbana e Tecnologia

Um grupo de universitários realizou um estudo a respeito das soluções tecnológicas para a Zona Azul de Presidente Prudente. Após pesquisa realizada junto à população, a melhor medida encontrada por eles, contemplada pelo projeto e apresentada à Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública) e Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia), seria o desenvolvimento de um aplicativo, integrado a um cartão magnético e totens instalados nas ruas, para que os motoristas pudessem indicar o tempo e permanência dos veículos a partir da placa deles. Os pagamentos também poderiam ser realizados pela plataforma.

O resultado foi exposto às pastas na manhã de segunda-feira por Lucas Braga de Oliveira, aluno do curso de Sistemas de Informação da Toledo Prudente Centro Universitário que representou seu grupo.

Após a apresentação, os secretários de de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza, e de Tecnologia, Helton Sapia, fizeram as suas considerações sobre o projeto. Eles aproveitaram para apresentar um diagnóstico da rotatividade de veículos na cidade e os projetos futuros. Atualmente, Presidente Prudente tem aproximadamente 260 mil veículos registrados, mas uma rotatividade de 10 milhões de carros mensais, isso porque a capital administrativa recebe diariamente milhares de outros veículos. Ao todo, a área central dispõe de aproximadamente 900 vagas de estacionamento.

Para a reitora da Toledo Prudente, Zelly Machado, as trilhas TIE (Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo) - projeto desenvolvido pela instituição por meio do qual foi realizado o estudo sobre a Zona Azul - vêm cumprindo o seu papel de fomentar nos universitários a cultura de startups e a solução de problemas comunitários. “Dá muito orgulho ver os alunos desenvolvendo habilidades e competências e, sobretudo, aplicando isso em projetos que vão fazer a diferença na vida dos munícipes”, afirma.

O grupo é formado pelos alunos André Gustavo, Felipe Sanches, Gustavo Caruso, João Neto, Júlia Pontes, Lucas Oliveira, Lucas Benício, Luis Fonseca e Pedro Stabile Neto. O trabalho teve orientação do professor Gustavo Saraiva e Vitor de Barros, laboratorista do Espaço TIE. 

“Apresentar o projeto para especialistas é uma sensação muito gratificante. Além de dominar o assunto, eles contribuem com suas experiências e isso ajuda a engrandecer ainda mais o projeto. Espero dar continuidade nesse trabalho e, quem sabe, em breve, teremos mais novidades”, conta Lucas. 

Publicidade

Veja também