Universitários doam 311 quilos de alimentos ao Lar dos Meninos

“É uma forma de mostrar a força do esporte e dos atletas que fazem parte das instituições de ensino superior e que, muitas vezes, não têm visibilidade", pontua.

Esportes - Rogério Lopes

Data 24/09/2014
Horário 08:10
 

Integração, esporte, lazer, amizade, cidadania e ações. Todos esses elementos integraram a 3ª edição dos Jupp (Jogos Universitários de Presidente Prudente). O evento, que ocorreu nos dois últimos finais de semana (dias 13 e 14, além de 20 e 21), contou com cerca de 300 atletas em 12 modalidades esportivas. A competição reuniu jogadores e torcedores da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), da Toledo Prudente Centro Universitário e da Faculdade de Medicina e dos cursos de Engenharia, sendo os dois últimos que fazem parte da grade da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Jornal O Imparcial Organização dos Jupp entregou alimentos ao Lar dos Meninos

A grande campeã da terceira edição foi FCT/Unesp, que somou 249 pontos na classificação geral. Além da atividade física, os estudantes – através de uma campanha com os demais colegas – arrecadaram 311 kg (quilos) de alimentos não-perecíveis. A organização doou esses mantimentos para a Sociedade Civil Lar dos Meninos de Prudente, na tarde ontem.

De acordo com o diretor de comunicação e marketing da Atlética da FCT/Unesp, Eric Ribeiro Lemes, 20, o evento superou as expectativas e proporcionou grandes jogos. Ele conta que a intenção, assim como nos demais anos, foi propiciar a integração entre os acadêmicos, fomentar a amizade entre os participantes e incentivar o esporte universitário. "É uma forma de mostrar a força do esporte e dos atletas que fazem parte das instituições de ensino superior e que, muitas vezes, não têm visibilidade", pontua.

Para o representante da Toledo Prudente e um dos organizadores do evento, Caio Toledo Pennacchi Cardoso Machado, 20, a participação nas disputas foram importantes, pois além de conhecer outros colegas, serviu como preparado para os Jogos Universitários da faculdade. Ele lembra que o nível dos confrontos foi elevado, o que ocasionou confrontos interessantes. "Tivemos intensas disputas. Os atletas e a torcida realizaram uma competição de muita qualidade", conta.

 

Trabalho social


Além da prática física e de promover amizades, Lemes ressalta o trabalho social que foi desenvolvido durante os Jogos e que arrecadou 311 kg de alimentos. "Resolvemos dar este foco social, mostrar que juntos podemos ajudar quem precisa", frisa.

Para a encarregada administrativa do Lar dos Meninos, Ana Paula Fioramonte Carmona, é de extrema importância ações como a que foi tomada pelos jovens. Segundo ela, esse tipo de atitude mostra a consciência social da comunidade, com as necessidades do ser humano. "A cidadania deve ser desenvolvida desde pequeno e transferida para a vida adulta. A atitude dos estudantes mostra que, mesmo novos, sabem da importância em promover um trabalho que valorize as pessoas, em especial, os mais necessitados", salienta.

 

Classificação final


Os Jogos Universitários foram compostos por 12 modalidades: basquete, natação, vôlei, vôlei de areia, atletismo, futsal, futebol, handebol, tênis, tênis de mesa, xadrez e judô. A Atlética da FCT/Unesp levou o título geral, com 249 pontos. Em segundo lugar ficou a Atlética de Medicina, com 181, seguida pelas Engenharias, com 180 – ambas da Unoeste. Com 138 pontos, a Toledo assegurou a quarta colocação.

Lemes informa que as equipes vencedoras do basquete, vôlei, handebol e futsal (masculino e feminino) foram classificados para disputar os Juesp (Jogos Universitários do Estado de São Paulo), em outubro – em data ainda a ser definida –, na capital. "É mais uma novidade desta edição. Os campeões destas modalidades vão representar a cidade na próxima competição e, caso consigam mais uma vitória, participam da etapa nacional dos Jogos Universitários", finaliza. Todos os atletas ganharam medalhas pela participação no torneio. Já os três primeiros colocados de cada modalidade, além das medalhas, receberam troféus.
Publicidade

Veja também