Unoeste e Apop renovam parceria para temporada 2026

Diretor presidente da universidade recebeu atletas e comissão diretiva no campus 1 da universidade para assinatura do novo termo de parceria

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 15/01/2026
Horário 06:06
Foto: Ector Gervasoni
Renovação do acordo é fundamental para a continuidade da entidade e para o futuro dos atletas
Renovação do acordo é fundamental para a continuidade da entidade e para o futuro dos atletas

A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente renovou a parceria com a Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista) para a temporada de 2026, reforçando o compromisso institucional com o paradesporto, a inclusão social e o desenvolvimento acadêmico e científico de atletas paralímpicos.

A iniciativa mantém e amplia benefícios como bolsas de estudo, apoio científico, infraestrutura universitária e incentivo ao alto rendimento esportivo.

“Divisor de águas" para o paradesporto regional

Para a presidente da Apop, Maria Selma Caravina Cardoso, a renovação do acordo é fundamental para a continuidade da entidade e para o futuro dos atletas. Segundo ela, a parceria com a Unoeste representa um verdadeiro divisor de águas.

“Essa parceria é de suma importância. Ela mantém a Apop viva e sustenta o ideal de vida dos atletas, que dependem de uma entidade estruturada e de parceiros que acreditam neles e investem em seus talentos”, destacou a presidente.

Maria Selma também ressaltou a relevância das bolsas de estudos beneficiando nomes como Giovanna, Dayara e outros talentos que integram ou devem integrar seleções.

Bolsas de estudo e incentivo ao alto rendimento

O Dr. Augusto Cesar de Oliveira Lima, diretor presidente da Unoeste, reforçou a alegria de apoiar a Apop. “É uma honra para mim e para a instituição receber atletas da Apop como alunos. Além das bolsas regulares, há um benefício extra para atletas convocados para competições internacionais. Eles levam o nome da Unoeste para o Brasil e para o mundo”, afirmou.

Atualmente, a Apop participa de 22 competições nacionais, além de eventos regionais, estaduais e convocações internacionais, com atletas em nível de seleção brasileira, fortalecendo ainda mais a visibilidade do projeto.

Impacto regional, nacional e científico

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoeste, Dr. Adilson Eduardo Guelfi, o impacto da parceria vai além de Presidente Prudente. “Estamos falando de um avanço para a cidade, para o Estado de São Paulo e para o Brasil. Esses atletas precisam de incentivo, ciência e conhecimento para evoluírem e conquistarem resultados cada vez melhores”, afirmou.

O pró-reitor destacou ainda que a união entre a universidade e atletas paralímpicos contribui para a formação esportiva, possibilitando participação em competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, inclusive com chances de índices para eventos de alto nível, como competições mundiais e Jogos Paralímpicos.

Produção acadêmica e fortalecimento do esporte paralímpico

A treinadora da equipe de natação paralímpica da Apop, Micheline Cardoso Pereira, egressa do curso de Educação Física da Unoeste, ressaltou outro ponto essencial da parceria: a produção científica. “Essa parceria possibilitou o desenvolvimento de estudos acadêmicos em conjunto com os cursos da universidade. O esporte paralímpico ainda carece de pesquisas, e essa integração tem sido extremamente positiva”, explicou.

Fotos: Ector Gervasoni

Dr. Cesar durante assinatura do termo de parceria


Maria Selma Caravina Cardoso, presidente da Apop


Equipe da Apop foi recepcionada pelos doutores Cesar Lima e Adilson Guelfi

Publicidade

Veja também