Unoeste lança site de serviços e dados climáticos

Universidade possui atualmente três estações meteorológicas localizadas no Campus 2 e na Fazenda Experimental

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/07/2020
Horário 13:42
Erika Foglia - Boletins agrometeorológicos mensais serão disponibilizados pelo portal
Erika Foglia - Boletins agrometeorológicos mensais serão disponibilizados pelo portal

Com o objetivo de prestar serviços agrometeorológicos e dados climáticos da região diretamente das estações da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi lançado na última semana o site Unoeste|Clima. O portal surgiu da necessidade de suprir a carência de informações específicas do oeste paulista e para ser utilizado para estudos e pesquisas dentro da universidade.

De acordo com o professor dos cursos de Agronomia e Zootecnia e responsável pela Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, Alexandrius de Moraes Barbosa, a Unoeste possui hoje três estações em dois locais diferentes. São elas: a estação convencional, com registros de mais de 30 anos, e a estação automática, com registros a partir de 2018, ambas no Campus 2. Além da estação automática, também desde 2018, localizada na Fazenda Experimental.

“O site oferece serviços como a disponibilização de dados climáticos para toda a comunidade acadêmica, comunicados mensais agroclimáticos, divulgação de estudos específicos para a região por meio de boletins mensais e ainda é possível acompanhar diariamente as condições agroclimáticas do ano/safra agrícola do oeste paulista”, explica Alexandrius.

O docente salienta que os benefícios de possuir um site próprio com esses serviços são muitos. “Não teremos mais a necessidade de ficar solicitando a outras instituições esses dados e poderemos desenvolver estudos específicos para as condições edafoclimáticas e relacionadas às principais culturas da região. Além disso, os comunicados e boletins mensais auxiliarão os produtores quanto às decisões e planejamento agropecuário e, claro, nossa comunidade acadêmica poderá utilizar as informações agrometeorológicas em Trabalhos de Conclusão de Curso, projetos de iniciação científica, dissertações de mestrados e teses de doutorado”, fala.

Boletins agrometeorológicos

Estão agendadas as publicações dos boletins de 2020. O de julho já está disponível no site, por meio do link sites.unoeste.br/clima/index.php/2020/07/22/boletim-agrometeorologico-01. Já de agosto a dezembro, os informativos seguirão as seguintes temáticas: “Resenha agrometeorológica da safra 2019/2020 para culturas anuais”; “Balanço hídrico para a região de Presidente Prudente”; “Ocorrência de veranicos no oeste paulista”; “Os efeitos agrometeorológicos da radiação solar” e “Importância dos fatores agrometeorológicos no desenvolvimento de plantas”.

Treinamentos on-line

Vários projetos futuros já estão sendo estudados e implementados ao site Unoeste|Clima. Entre eles, treinamentos on-line serão disponibilizados aos interessados com os seguintes temas: “Compreensão e uso das informações climáticas na agricultura”; “Organização de dados agrometeorológicos e elaboração de figuras e tabelas” e “Elaboração de balanço hídrico em função das condições edafoclimáticas da região e da cultura selecionada”. Informações em breve no próprio portal. 

Estágio

A Estação Meteorológica da Unoeste receberá estudantes para a realização de estágios supervisionados a partir do 2º semestre de 2020. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail do professor Alexandrius: alexandrius@unoeste.br.

Publicidade

Veja também