Unoeste recebe exposição que destaca carreira de Thiaguinho

Evento abre turnê “Meu nome é Thiago André” e será realizado entre 8 e 12 de agosto, no saguão do Bloco B3 do campus 2

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 07/08/2022
Horário 10:15
Foto: Cedida
Thiaguinho participando de atividade nos tempos da sétima turma de Comunicação Social da Unoeste, em 2001
Thiaguinho participando de atividade nos tempos da sétima turma de Comunicação Social da Unoeste, em 2001

A oportunidade em conhecer de pertinho a história de vida, objetos pessoais e curiosidades de um cara que viveu os bons e velhos tempos de faculdade na Unoeste de Presidente Prudente. É o que terá quem visitar a exposição "Meu nome é Thiago André”, que será realizada na próxima semana, entre 8 e 12 de agosto, no saguão do Bloco B3 que fica no campus 2. O horário de visitação será das 11h as 21h, e o evento é aberto a comunidade em geral. Na quinta-feira (11) tem show do cantor no Salão do Limoeiro que fica no mesmo campus. A abertura do local do show ao público está prevista para a partir das 20h.

A exposição no bloco da faculdade onde Thiaguinho estudou Comunicação Social no começo dos anos 2000 abre a turnê que comemora os 20 anos da carreira do cantor, compositor e instrumentista que é considerado um dos mais versáteis e criativos artistas brasileiros. O público poderá ver vídeos, figurinos, troféus, produtos e coleções pessoais do cantor. Thiaguinho explica porque decidiu estrear a exposição aqui.

“Tinha que ser nessa cidade onde eu nasci, de onde vim. Então é meu presente para Presidente Prudente. A exposição vai ser no campus 2 da Unoeste, faculdade onde eu estudei inclusive, e vai ser um prazer imenso levar essa exposição pra vocês verem um pouquinho da minha história. São coisas especiais que a gente separou pra vocês, e que vai rodar pelo Brasil todo, mas vai começar em Prudente”, faz o convite entusiasmado.

A Unoeste se orgulha em receber novamente Thiaguinho, que foi aluno da casa e enquanto um dos principais artistas brasileiros, sempre demonstrou carinho pela instituição e por Presidente Prudente. Além de ser uma oportunidade para toda a comunidade, a exposição que é um incremento do novo projeto audiovisual “Meu nome é Thiago André”, permitirá que alunos e funcionários participem da comemoração dos seus 20 anos de carreira. E os tempos em que foi acadêmico na Unoeste também serão relembrados. Inclusive conversamos com uma professora e ex-alunos que relembraram os tempos em que Thiaguinho ainda era aluno.

 

Thiaguinho na Unoeste

A professora doutora Edima de Souza Mattos, que por muitos anos lecionou no curso de Comunicação Social, conviveu com os avós e pais de Thiaguinho na igreja da Catedral São Sebastião. E ela lembra que um belo dia de 2001, ao entrar na sala da 7ª turma de Comunicação Social, encontrou em sala de aula o então aluno Thiaguinho. “Foi uma surpresa e felicidade pra mim em vê-lo ali, eu já conhecia sua família”.

Ela lembra que ele sempre se sentava no fundão, próximo à porta de entrada a sala. “Às vezes isso me incomodava, cogitava até pedir para ele vir mais para frente. Mas quando eu olhava para ele, ele estava com aqueles olhinhos brilhantes, prestando atenção a aula e eu pensava comigo: esse menino vai longe. Vai ser um bom comunicador em qualquer ramo da comunicação. E foi o que aconteceu. Estou feliz com seu sucesso, feliz também por determinado momento, mesmo rapidamente passado por sua vida, visto você ainda um garotão. Eu te mando um beijo, um abraço, votos de saúde, sabedoria e sucesso que você já tem. Mais sucesso ainda”.

 

Amigos de faculdade relembram histórias

O ex-aluno da Unoeste, Fernando Godoy, lembra daquela época como se fosse hoje. A turma em que eles estavam matriculados tinha 80 alunos, e o comportamento do cantor enquanto aluno de Comunicação era bem diferente do que ele é hoje nos palcos. “Um cara que chegou muito tímido, muito na dele, porém muito observador e muito participativo. Participava de futebol, das festas, dos churrascos, e sempre que tinha uma oportunidade de rolar show e violão ele pegava e tocava. Mas nunca foi aquele cara de reunir todo mundo em volta dele, de chamar atenção. Era sempre na dele, tocava para ele, pra mais uma ou duas pessoas”, recorda.

Sobre os tempos de faculdade do cantor, Fernando revela que até no teatro Thiaguinho chegou a se arriscar em sua época de acadêmico. “Ele não tinha medo de se jogar. Se pintava, se fantasiava, se vestia, dançava, cantava, não tinha medo de encarar nada. E hoje quando eu vejo aquele menino tímido que chegou e vê-lo conquistando tudo, o resultado não poderia ser diferente, um artista único como o Thiaguinho”.

Já o ex-colega de turma, Marco Velasques Perez, fez amizade com o cantor ainda no primeiro ano da faculdade. E diz que o nome artístico “Thiaguinho”, assim como Thiago André é conhecido hoje no cenário nacional, surgiu naqueles velhos tempos da faculdade. “Na verdade, foi meio que sem querer. Nossa sala era uma turma grande e tinha bastante Thiago. E ele era pequenininho, magrinho né, aí ficou uma forma de se referir a ele, a gente passou a chamar ele de Thiaguinho. Mas ele teve um outro apelido também na nossa turma que convivia mais com ele, e que acabou ficando bem famoso entre nós. A gente o chamava de Snipes, que era uma referência ao ator Wesley Snipes que na época usava um cabelo parecido com o dele. Não sei se ele lembra disso, mas acho que sim. Se alguém hoje chamá-lo assim certamente ele vai olhar”.

A amizade entre Thiaguinho e Marco ganhou força porque eles moraram perto por muito tempo, e Thiaguinho sempre pegou carona no carro do rapaz para ir para a faculdade. Marco lembra que os estudos não era muito a praia do artista como o pagode naquela época. E que um dia, nos corredores da universidade, o hoje famoso artista teria profetizado. “Um dos momentos que mais me marcou, depois que o Thiaguinho virou essa pessoa famosa, reconhecida pelo trabalho dele, foi um momento em que ele me falou que estava fazendo a faculdade porque os pais dele queriam a graduação do filho. Mas ele dizia que o grande desejo, o foco dele, era a música. Na hora você não dá muita bola para essas conversas assim, até porque quantas pessoas não tem o sonho de ser famoso, mas olhando agora para trás a gente vê ali que a estrela dele já estava direcionada para esse talento, pra esse sucesso que ele conquistou ao longo da vida”, conclui.

 

Biografia
Nascido no interior de São Paulo e criado no Mato Grosso do Sul, Thiaguinho cresceu ouvindo música sertaneja, ritmo predominante na cidade onde morava. Mas as referências musicais da família também influenciaram o garoto prudentino, que ouvia Elis Regina e Tim Maia. Ainda menino, ele cantou e tocou violão nos corais da igreja que frequentava com sua mãe. Conheceu o pagode através de um tio e, desde então, traçou uma meta: ser músico, ou melhor, pagodeiro.

Seu primeiro trabalho foi no Grupo Samba e Suor, mas foi no reality show “Fama”, da TV Globo, que o cantor foi revelado. Anos mais tarde foi convidado para ser o vocalista do Grupo Exaltasamba. Com muito talento e carisma, Thiaguinho conquistou os fãs do Exaltasamba onde ficou por nove anos até decolar para uma nova e vitoriosa fase em sua carreira. Thiaguinho, hoje, é uma referência e um modelo aspiracional para o público jovem, que se espelha na sua trajetória.

 

Divulgação

Thiaguinho e seu novo projeto: “Meu nome é Thiago André”

Publicidade

Veja também