UPA da Zona Norte terá atendimento exclusivo a sintomáticos respiratórios a partir de quarta

Objetivo é minimizar transmissão para outras pessoas e profissionais, já que 188 servidores municipais da Saúde estão ausentes por atestado médico

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 17/01/2022
Horário 17:06
Foto: Marcos Sanches/Secom
UPA deve ser procurada quando houver falta de ar, febre alta e persistente e outros sintomas graves
UPA deve ser procurada quando houver falta de ar, febre alta e persistente e outros sintomas graves

A partir desta quarta-feira, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da Zona Norte, em Presidente Prudente, atenderá exclusivamente pacientes com síndrome respiratória, como Covid-19 e gripe, enquanto a do Ana Jacinta será restrita ao atendimento das demais patologias.

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, a estratégia visa organizar o fluxo de atendimentos para concentrar pacientes respiratórios em um só local, evitando a transmissão para outras pessoas e também profissionais. A administração municipal tem no momento 247 servidores ausentes por atestado médico, sendo 188 só na Secretaria de Saúde, o que representa 15% do efetivo da pasta.

As UPAs seguem destinadas aos casos de maior gravidade, de urgência e emergência, quando há falta de ar, febre alta e persistente e outros sintomas graves. Em casos leves e moderados, o cidadão deve se deslocar para as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e ESFs (Estratégias de Saúde da Família) ou, quando há sintomas, aos centros de apoio e testagem da Cohab e do Jardim Santana.

Desde a inauguração, somente a unidade de apoio e testagem do Jardim Santana já realizou 563 atendimentos, sendo 71 na segunda, 84 na terça, 100 na quarta, 109 na quinta, 90 na sexta e 109 no sábado.

Já na unidade de apoio da Cohab, foram registrados 808 atendimentos: 107 na segunda-feira, 91 na terça, 108 na quarta, 113 na quinta, 141 na sexta, 132 no sábado e 116 no domingo.

Somados os registros, as duas unidades de apoio e testagem já realizaram 1.371 atendimentos desde o início do funcionamento, que ocorreu na segunda-feira, dia 10 de janeiro.

Publicidade

Veja também