UPA do Ana Jacinta recebe treinamento da Unimed Prudente

Capacitação teve por objetivo orientar quanto ao manuseio e gerenciamento de respiradores invasivos, além do manejo de pacientes em estado crítico em leitos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 06/04/2021
Horário 16:07
Foto: Cedida
Equipe de médicos e enfermeiros participou da capacitação
Equipe de médicos e enfermeiros participou da capacitação

Equipes de médicos e enfermeiros da UPA (Unidade de Pronto-Atendimento) do Conjunto Habitacional Ana Jacinta, em Presidente Prudente, receberam treinamento da Unimed Prudente. A capacitação, encerrada na última semana, teve por objetivo orientar quanto ao manuseio e gerenciamento de respiradores invasivos, além do manejo de pacientes em estado crítico em leitos. A iniciativa foi realizada pelo auditor de fisioterapia, James Falconi Belchior.
O encontro apresentou estratégias de ventilação e proteção pulmonar em pacientes críticos, além de discussão de casos clínicos e avaliação à beira leito de pacientes intubados em ventilação mecânica invasiva. Também foi abordada a importância da monitorização e efetividade terapêutica no paciente grave, assim como o uso racional de sedativos e oxigênio, buscando a otimização de recursos.
De acordo com o auditor de fisioterapia da Unimed Presidente Prudente, o convite partiu do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), que gerencia a UPA. “Apesar de sermos uma empresa do setor privado, estamos dando todo respaldo possível à saúde pública, estendendo nossos conhecimentos para que a população seja beneficiada como um todo”, destaca Belchior.

R$ 4 milhões investidos

Em março, quando a pandemia completou um ano, a cooperativa fez um balanço de todas as suas ações realizadas em Prudente e região. Ao todo, foram mais de R$ 4 milhões investidos. O relatório foi apresentado ao MPE (Ministério Público Estadual).
O levantamento mostra a viabilização de nove respiradores, sendo todos direcionados para a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente, a qual recebeu também quatro monitores cardíacos. Além disso, a Unimed Prudente contratou mais leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em Osvaldo Cruz e Presidente Epitácio, criou oito “leitos de retaguarda” em seu hospital próprio, ampliou os horários de atendimento de seu ambulatório no Unimed Mais, com atendimentos, inclusive, aos domingos.

Publicidade

Veja também