UPA do Jardim Guanabara recebe equipamento móvel de raio-x

Aparelho beneficiará pacientes graves que não conseguem se locomover até a sala onde é realizado o procedimento, gerando a eles conforto a segurança

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/06/2022
Horário 16:02
Foto: Geraldo Gomes/Secom
Aparelho portátil trará praticidade ao diagnóstico por ser pequeno e de fácil locomoção
Aparelho portátil trará praticidade ao diagnóstico por ser pequeno e de fácil locomoção

A Prefeitura de Presidente Prudente realizou na manhã desta terça-feira a entrega de um raio-x móvel para assistência aos pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Guanabara, na zona norte da cidade.

De acordo com Cláudio Monteiro, diretor executivo e de saúde do Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista), o aparelho beneficiará tanto os pacientes quanto os profissionais. “Há pacientes graves que não conseguem se locomover até a sala de raio-x. O aparelho portátil trará praticidade ao diagnóstico por ser pequeno e de fácil locomoção, além de proporcionar conforto aos assistidos. Economia de tempo e espaço”, comenta o diretor.

Segundo o médico cardiologista e diretor técnico das UPAs, Fábio Rosseto, o raio-x móvel proporcionará melhoria técnica à unidade e segurança aos assistidos. “O paciente com Covid-19 em estágio mais agravado, que deve ser mantido em isolamento, por exemplo, não precisará mais se locomover”, explica o médico.

A secretária municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas, considerou a melhoria como "ato de dignidade e humanização aos pacientes". 

Outras aquisições

O aparelho foi adquirido por meio de emenda parlamentar destinada por Ed Thomas (PSB) quando ainda ocupava o cargo de deputado estadual. Além do raio-x móvel, o recurso de R$ 500 mil também possibilitou o custeio de cinco computadores, duas impressoras e um servidor de imagem.

Na oportunidade, foi realizada ainda a entrega da reforma da sala de raio-x, contemplada com pintura e equipamentos novos.

Também está em processo de aquisição com a verba um digitalizador de imagens para o Pronto Atendimento do Jardim Santana. A indicação da emenda foi solicitada, na época, pelos vereadores Izaque Silva (Patriota) e Demerson Dias (PSB), que acompanharam a entrega do dispositivo à unidade.

O prefeito Ed Thomas ressaltou "seu compromisso com a saúde". “Melhorar o atendimento da nossa gente e possibilitar melhores condições de trabalho aos servidores estão entre nossos principais objetivos. Não há nada mais importante do que o investimento nas pessoas”, pontua.

Publicidade

Veja também