Urnas eletrônicas

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 09/09/2022
Horário 04:15

Nesta sexta-feira (8), o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) realiza audiência pública sobre as urnas eletrônicas, com a participação de entidades fiscalizadoras. Será às 9h, no Centro Cultural São Paulo, na capital.

AUDITORIA NO DIA 2
A finalidade é explicar como será realizada a auditoria no dia da eleição, em 2 de outubro, e a ação de hoje é chamada de TPS (Teste Público de Segurança) e o Teste de Integridade.

DOIS TESTES
O Tribunal também apresentará orientações sobre as outras auditorias do sistema eletrônico de votação, como é caso do TPS (Teste Público de Segurança) e o Teste de Autenticidade dos Sistemas Eleitorais.

QUEM PARTICIPARÁ
Representantes de partidos políticos, das Forças Armadas, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do Poder Judiciário e do Ministério Público, entre outros, poderão escolher 33 urnas eletrônicas do Estado de São Paulo para passar pelo teste.

AUMENTO DE 560%
Nas últimas eleições municipais, em 2020, a auditoria foi realizada em cinco urnas e agora são 33 em cumprimento ao atendimento à resolução TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

QUAL FINALIDADE
Conforme o TRE-SP, o Teste de Integridade tem sido realizado com a seguinte finalidade: comprovar que os votos digitados na urna eletrônica são os mesmos contabilizados na apuração das eleições.

LEI DE LICITAÇÕES
Com o objetivo de orientar sobre as principais mudanças e novidades da “Nova Lei de Licitações e Contratos”, o TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) promoverá no próximo dia 15 o segundo encontro.

EM REGISTRO
O encontro será no município de Registro, no auditório Oswaldo Pires. Também será transmitido pelo canal da Escola Paulista de Contas Públicas. Podem participar servidores públicos e a sociedade em geral. 

PELO PRESIDENTE
A abertura será realizada pelo presidente do Tribunal, Conselheiro Dimas Ramalho, e terá palestras ministradas pelo chefe técnico da fiscalização, Alexandre Violato Peyerl, e pelos assessores técnicos Rafael Hamze Issa e Marcus Augusto Gomes Cerávolo. 

ALGUNS ASPECTOS
Conforme a assessoria do Tribunal, a programação abrangerá instruções sobre aspectos orçamentários da licitação e do contrato; habilitação em licitações; pregão e SRP (Sistema de Registro de Preços).

VERDE AMARELO
Foi grande a mobilização no ato público de comemoração dos 200 anos de Independência no final da tarde do feriado de quarta-feira, em Presidente Prudente, no Parque do Povo.

TÔ NEM AÍ...
Moradores da cidade e região estão prestigiando a Expo Prudente. Mesmo com o frio não habitual, foi grande a presença de público na abertura, na noite de terça-feira (6), véspera do feriado.    

Publicidade

Veja também