Urnas eletrônicas são liberadas para votação às 8h de hoje

Equipamentos que serão usados nas eleições deste domingos são entregues nas seções eleitorais a partir das 7h, para realização de testes e emissão de comprovantes

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 02/10/2016
Horário 08:12
 

A partir das 7h, as urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições deste domingo, em Presidente Prudente, passam a ser entregues aos responsáveis pelas seções eleitorais, que realizam os devidos testes nos equipamentos para dar início às votações, às 8h. Ontem, a logística de distribuição dos aparelhos, através de emprego de caminhões que contaram com escolta policial, ocorreu durante a tarde. Na mesma data, alguns dos locais que receberão os eleitores passaram por preparação, com arrumação de carteiras em salas de aula, sinalização e colocação de placas de identificação. Enquanto isso, as urnas eletrônicas passavam por conferência visual nos cartórios eleitorais.

Jornal O Imparcial Letícia, chefe de cartório

Na Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Prudente, as salas de aula que atenderão eleitores de seis seções eram preparadas na manhã de ontem. O assistente administrativo da instituição, Emerson Ferreira da Silva, explica que os espaços foram arrumados de acordo com o determinado pela Justiça Eleitoral, no que diz respeito à disposição dos móveis, identificação com cartazes e placas, bem como a sinalização de acesso ao prédio, já que desta vez será utilizado o construído mais recentemente, melhor adaptado às questões de acessibilidade.

 

Última verificação


Também pela manhã, as urnas eletrônicas passaram pela última verificação realizada dentro dos cartórios. A chefe de cartório da 402ª ZE (Zona Eleitoral), Letícia Macoratti de Castilho, expõe que os equipamentos foram ligados para análise de dados, como horário e data. Ainda foi verificado se uma correspondência gerada na carga do aparelho bateria com as informações que aparecem na tela do mesmo. "Se, por exemplo, constatarmos um atraso de dez minutos no horário marcado na urna, esta correção só pode ser feita amanhã , na seção, na presença do presidente desta seção", esclarece.

Para 14h, estava marcada uma reunião entre o pessoal de apoio e logística para tratar da última vistoria promovida pelo cartório nas seções eleitorais. "Junto com a entrega das urnas, vamos verificar as condições das escolas no que diz respeito à acessibilidade, condições das seções, como sinalização, arrumação. Vamos checar se não existe nenhum problema", previa Letícia.

 

Nas seções


Como noticiado neste diário, 585 urnas eletrônicas estarão disponíveis para as eleições de amanhã somente em Prudente. Estas estão distribuídas em 498 seções eleitorais, divididas em 57 locais de votação. No cartório da 402ª ZE, responsável por 300 equipamentos, 256 equipamentos foram disponibilizados para as seções, cinco para justificativa e outras 39 são de contingência. Na 101ª ZE, 241 são de seções, cinco de justificativa e 39 de contingência. Em cada seção, após a entrega aos mesários, as urnas passarão pela devida montagem e impressão da zerésima, ou seja, comprovante de que não existe nenhum voto registrado na memória do computador de grande porte do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo).

 
Publicidade

Veja também