Urnas funcionam normalmente

PRUDENTE - JEAN RAMALHO

Data 04/10/2016
Horário 10:10
 

Nenhuma das urnas espalhadas pelas 498 seções eleitorais de Presidente Prudente apresentou problemas durante a votação nas eleições municipais de anteontem. A informação foi confirmada pelos chefes de cartório da 101ª e 402ª ZEs (Zonas Eleitorais) da cidade. De acordo com eles, "este foi o pleito eleitoral mais tranquilo dos últimos anos". Desde as ocorrências envolvendo urnas, até na questão comportamental de candidatos e eleitores.

Em sua quinta eleição consecutiva, o responsável pela 101ª ZE, Fabiano de Lima Segala, diz que este foi o pleito mais tranquilo que ele já participou. Segundo ele, ao longo do dia não foram registradas longas filas nas seções de votação. Também não houve registro de urnas com defeito ou que precisaram ser substituídas. Além disso, ele conta que ninguém foi preso ou precisou ser conduzido à delegacia no município. "Não tivemos nenhuma recuperação de dados no momento da apuração dos votos, tampouco alguma contingência, que é quando a urna apresenta algum defeito no início da votação. Não precisamos utilizar nenhuma urna reserva, então, a avaliação técnica das eleições não poderia ser melhor", afirma.

Mesma sensação de Letícia Macoratti de Castilho, chefe de cartório da 402ª ZE, que também participou de sua quinta eleição neste ano. "Tudo funcionou perfeitamente, então, a eleição foi tranquila em todos os sentidos. Candidatos, partidos e população conscientes de seus direitos e deveres, sem tumulto e filas", comenta.

 

Questões jurídicas

No âmbito jurídico, a impressão foi a mesma. Para o juiz Paulo Gimenes Alonso, da 101ª ZE, o pleito eleitoral deste ano ficará marcado pelo respeito e pela tranquilidade. "Tivemos uma eleição sem grandes questionamentos jurídicos e denúncias de irregularidades. Mas os questionamentos que existiram foram analisados no prazo e todas as pendências foram resolvidas", pondera o magistrado.

 

Veja também