Em Presidente Prudente, a equipe de agentes da UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) percorre o Novo Bongiovani em uma ação de casa em casa que tem como objetivo ampliar a cobertura da coleta de sangue para controle da leishmaniose e da microchipagem de cães.
Os agentes iniciaram os trabalhos na última semana e encerrarão após contemplarem o bairro todo, conforme o gerente da UVZ, Romário Luis dos Santos, que ressalta a importância dos moradores receberem a equipe e abrirem as portas de suas casas.
As visitas acontecem sempre durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. Os agentes da UVZ estão sempre devidamente identificados, com uniformes e crachás.
Sobre o atendimento casa a casa, que já é realizado pela UVZ, a definição do bairro a ser atendido segue critérios técnicos, com base no número de casos positivos para leishmaniose em cães e na ocorrência de casos humanos da doença, o que torna a região prioritária, explica o gerente.
Para melhor atender os moradores do Novo Bongiovani, no dia 11 de fevereiro (quarta-feira) será realizado um plantão fixo na Rua Wilson Calza, na praça próxima à Academia de Terceira Idade, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h.
Ainda no mês de janeiro, a UVZ vai realizar mais dois plantões. Um na próxima terça-feira, dia 27, e outro na quarta-feira, dia 28.
Na terça, será das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, na Rua Maria de Alcântara, nas proximidades da UBS (Unidade Básica de Saúde) do João Domingos Netto.
Já na quarta, das 8h30 às 11h e das 14h às 16h, na Rua Nilza Peretti e Silva, na Praça do Makoto, no Jardim das Rosas.