Vacina salva! Imunize quem você ama!

EDITORIAL -

Data 01/10/2022
Horário 04:15

No início da pandemia, elas eram menos propensas ao novo coronavírus. E, mesmo quando contaminadas, manifestavam a doença de forma leve ou assintomática. Raramente eram testadas. Foi o último público a ser inserido no calendário de vacinação. No Brasil, o uso do imunizante da Pfizer contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos de idade foi autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro de 2021. Para os pequenos de 3 e 4 anos, a liberação - com o uso da Coronavac - aconteceu ainda mais tarde, apenas em julho deste ano.
Os números, porém, tanto em relação à doença como em relação à vacinação, preocupam. Conforme um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado na edição de quinta-feira, a quantidade de menores de 5 anos internados com Covid-19 no país supera a de idosos. Entre 14 de agosto e 10 de setembro, 678 bebês e crianças da referida faixa etária foram hospitalizadas pela doença no Brasil, enquanto as internações de pessoas com mais de 60 anos somaram 387.
Os pesquisadores afirmam que, com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta. Até 23 de setembro, somente 2,5% dessa população havia recebido a vacina, e, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de doses aplicadas nessas crianças não chega a 1 milhão.
É inadmissível testemunhar crianças serem hospitalizadas e morrerem por doenças preveníveis por vacinas. Os pequenos já foram prejudicados demais pela pandemia. Ficaram sem aulas. Muitos tiveram atraso no desenvolvimento. Nos momentos mais críticos, se viram trancados dentro de casa sem poder ter contato com amigos ou até mesmo familiares. Quantos não ficaram órfãos? Quantos não viram a situação financeira da família se arruinar?
A partir de segunda-feira, assim como em todo o Estado, Presidente Prudente inicia a vacinação de crianças de 3 e 4 anos sem comorbidades. A primeira dose para este público estará disponível nas 28 unidades de saúde da cidade, das 7h30 às 16h30. A ciência comprova: vacina salva! Se foi aprovada, é segura e eficaz! Imunize quem você ama!

Publicidade

Veja também