Em maio deste ano, Presidente Prudente recebeu 3.184 doses da vacina contra a dengue. De acordo com a Prefeitura, até o momento, 1.505 jovens de 10 a 14 anos - público-alvo da campanha - receberam a 1ª dose da vacina contra a dengue, o que representa 11,8% de cobertura. A segunda dose, aplicada três meses após a primeira, foi administrada em 256 adolescentes.
A Prefeitura informou ainda que há doses disponíveis, mas a procura ainda é pequena. A administração acrescenta que ações educativas são constantes para que as crianças e adolescentes tomem a vacina, mas acredita que depende muito mais da conscientização dos pais em levar os filhos para vacinar, do que propriamente de alguma medida do poder público, haja vista que a vacinação não é obrigatória.
O Ministério da Saúde informa que adquiriu todo o estoque de vacina contra a dengue disponível no mundo. Foram 5,2 milhões de doses compradas e 1,3 milhão de doses doadas pelo laboratório para 2024, além de 9,5 milhões compradas para 2025.
Informa ainda que não há previsão de ampliação da faixa etária do público-alvo (10 a 14 anos), pois além da capacidade de produção mundial dessa vacina ser restrita, é necessário garantir a segunda dose da vacina para todos que já foram vacinados com a primeira dose. Contudo, a pasta acompanha os estudos, em fase final de aprovação, do Instituto Butantan, de uma nova vacina de dengue, de dose única, que poderá aumentar a oferta de imunizantes à população.
O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo, por sua vez, informa que o imunizante contra a dengue e as demais vacinas preconizadas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações) são enviados pelo MS (Ministério da Saúde).
Neste ano, no mês de julho, a Secretaria de Estado da Saúde recebeu 748.909 doses da vacina contra a dengue e, em agosto, mais 182.154 doses do imunizante foram enviadas pelo Ministério da Saúde e encaminhadas aos GVEs (Grupos de Vigilância Epidemiológicas).
Em relação à vacina, no Estado de São Paulo, foram aplicadas 435.952 na primeira dose e 91.201 na segunda dose.
SAIBA MAIS
Em Prudente as salas de vacina, segundo a Prefeitura, funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. E aos sábados, a sala da ESF (Estratégia Saúde da Família) da Vila Marcondes, funciona das 9h às 15h.