Vacinação contra Covid-19 segue em Santo Anastácio

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 25/01/2021
Horário 11:23
Foto: AI/Santo Anastácio
Enfermeira Andrea Puríssimo foi a primeira pessoa a tomar a vacina em Santo Anastácio
Enfermeira Andrea Puríssimo foi a primeira pessoa a tomar a vacina em Santo Anastácio

A vacinação contra Covid-19 segue em Santo Anastácio . A imunização começou no sábado. A enfermeira Andrea Puríssimo, foi a primeira pessoa a tomar a vacina. Segundo ela, o momento foi inesquecível. “Esse foi o primeiro passo para o fim deste pesadelo". É importante lembrar que a imunização é composta por duas doses, com intervalo de 21 dias. O município recebeu 223 doses nesta primeira fase.

Segundo a secretária da Saúde Selma Zambelli, todos estão ansiosos para o recebimento de mais doses para que outros grupos sejam imunizados. "Não vemos a hora de poder atender toda a população e levar a esperança da cura e até mesmo do extermínio desse vírus", diz.

Para atender esses trabalhadores da área, toda uma logística foi realizada, de acordo com a coordenadora municipal dos ESFs, Raquel Cralsev. Foi conversado em todas as instituições de saúde para que o responsável priorizasse os profissionais da linha de frente neste primeiro momento e passasse os nomes e as respectivas funções aos indicados pelo cadastramento, a fim de não haver nenhuma intercorrência no processo.

"Estamos trabalhando de forma objetiva e transparente. Todos os profissionais que estão realizando essa campanha, foram devidamente orientados sobre cada detalhe desta ação. Não podemos ter margens de erro, sabemos da importância deste momento e estamos dando nosso melhor para que tenhamos sucesso em cada etapa concluída", declara.

Segundo o enfermeiro Rodolfo Carneiro, após contato com o GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente), ficou previamente acertado que Santo Anastácio deve receber mais 180 doses da vacina nesta terça-feira. "As primeiras 223 doses que recebemos foram as vacinas do Instituto Butantan, a Coronavac, já o lote esperado para amanhã são as vacinas da Fiocruz [Oxford/AstraZeneca] cuja distribuição para os 645 municípios paulistas já foi iniciada. Com mais essas 180 doses, acreditamos que iremos sanar toda imunização dos funcionários da área da saúde das redes públicas e privadas. Também iremos conseguir vacinar os idosos e funcionários do 'Abrigo de Idosos' do município", declara.
Ainda segundo o enfermeiro, a expectativa é que na sexta-feira (29), novas doses da Coronavac cheguem a Santo Anastácio, e outro grupo prioritário, idosos acima de 75 anos, possam ser imunizados contra o vírus.


 

Veja também