Vacinação é a única forma de prevenir a ação da poliomielite

EDITORIAL -

Data 05/08/2022
Horário 04:15

São comuns, até então, as campanhas de vacinação, inscritas no calendário de imunização nacional. Seguindo esta linha de pensamento, chegou o tempo da campanha contra a poliomielite. As conhecidas gotinhas, tão poderosas, que salvam vidas. No entanto, é sabido que a quantidade de crianças vacinadas diminuiu nos últimos tempos, colocando em risco a vida de muitos pequenos e voltando à tona doenças que estavam eliminadas deste país.
Como publicado, a Prefeitura de Presidente Prudente promove, neste sábado, o "Vacina Fest Kids". O evento tem como novidade o público-alvo: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, que poderão ser imunizadas contra a poliomielite dois dias antes do início da campanha nacional.
A vacina contra a poliomielite, também conhecida como VIP ou VOP, é uma vacina que protege a criança de três tipos diferentes do vírus que causam esta doença, conhecida popularmente como paralisia infantil, em que pode haver comprometimento do sistema nervoso e levar à paralisia de membros e alterações motoras na criança.
A vacinação é a única forma de prevenir a ação da poliomielite. A paralisia infantil é uma doença muito grave e com alto poder de contaminação, que afeta principalmente crianças. No Brasil, de acordo com a Sbim (Sociedade Brasileira de Imunizações), a cobertura vacinal nunca esteve tão baixa e estima-se que cerca de 30 em cada 100 crianças brasileiras não estejam com esquema de vacinas completos contra a poliomielite, não estando protegidas contra a doença. No Brasil, o último caso de infecção pelo poliovírus selvagem ocorreu em 1989, na cidade de Sousa, na Paraíba. Assim, o Brasil recebeu o certificado de eliminação da pólio em 1994.
Faça sua parte e leve sua criança para imunizar. É essencial para manter a boa qualidade de vida e essa doença longe da gente.

Publicidade

Veja também