Vacinação itinerante: um grande acerto!

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 06/08/2023
Horário 03:39

A vacinação contra a gripe é uma das medidas de saúde pública mais eficazes para proteger a população contra a infecção viral e suas complicações. Anualmente, milhões de pessoas em todo o mundo são afetadas pela gripe sazonal, e seus efeitos podem variar de sintomas leves a graves, resultando em hospitalizações e, em alguns casos, mortes. Nesse contexto, é fundamental que as autoridades de saúde, profissionais médicos e a sociedade em geral compreendam a importância crucial da vacinação contra a gripe.

Desta forma, todas as ações que facilitem o acesso da população às doses são de extrema relevância. Em Presidente Prudente, por exemplo, como noticiado por este diário, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), irá realizar uma semana de vacinação itinerante contra a gripe no Calçadão da Rua Tenente Nicolau Maffei, no Centro.

A partir desta segunda-feira, apenas no período da manhã, as equipes da VEM, em parceria com alunos da Fapepe/Uniesp (União Nacional das Instituições de Ensino Superior Privadas), irão percorrer os estabelecimentos comerciais do Calçadão oferecendo a imunização, prioritariamente para lojistas. Porém, caso algum cliente queira se imunizar, a dose também será ofertada.

São esforços extremamente válidos para ampliar a cobertura vacinal no município, evitando as consequências da gripe na população e no sistema público de saúde. O local escolhido para receber a ação não poderia ser melhor, visto que trata-se de um espaço muito movimentado, frequentado por pessoas de diversas localidades. Embora os cuidados com a saúde devam ser tratados com prioridade, sabemos que muitas pessoas deixam de se imunizar alegando falta de tempo para recorrer aos postos de saúde. Com a ação itinerante, não há desculpa. Vamos todos nos proteger contra a gripe!

A vacinação é uma medida preventiva altamente eficaz que pode salvar vidas, proteger os vulneráveis e contribuir para a saúde pública em geral. É um dever coletivo garantir que a vacinação seja amplamente disponível, acessível e promovida, buscando alcançar uma sociedade mais saudável e resiliente contra as ameaças da gripe sazonal.

Publicidade

Veja também