Vacinas contra a Covid-19: Ciop busca 1 milhão de doses à região

Consórcio intermunicipal visa adquirir os imunizantes para poder acelerar o processo de vacinação na população regional

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 09/03/2021
Horário 18:08
Foto: Arquivo
Imunizantes poderão acelerar processo de vacinação no oeste paulista
Imunizantes poderão acelerar processo de vacinação no oeste paulista

O Ciop (Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista) protocolou nesta terça-feira o pedido de aquisição de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 junto à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), Instituto Butantan e a Farmacêutica União Química. Se aprovado o pedido em alguma delas, as vacinas Astrazeneca, Coronavac ou Sputnik V serão destinadas a atender as demandas dos 21 municípios consorciados, que possuem aproximadamente 517 mil habitantes na região de Presidente Prudente.
O presidente do Ciop, Murilo Nobrega Campos, informou que o consórcio está consolidado e lembrou que os prefeitos que o integram estão prontos para adquirir essas vacinas para imunizar a população regional. “O Ciop reconhece a importância do federalismo brasileiro e expressa total apoio ao SUS [Sistema Único de Saúde] e ao PNI [Programa Nacional de Imunização] no enfrentamento à pandemia. No entanto, pelo PNI só iremos terminar essa campanha em meados de 2025”. Por isso, segundo o presidente do consórcio, antecipar esse processo é antecipar também “a retomada econômica”.
Já segundo o diretor-executivo do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista, Carlos Augusto Vreche, a distribuição das vacinas será organizada apenas após a autorização dos laboratórios. “Se algum deles nos der o aval, nós temos um corpo técnico pronto com capacidade de distribuição e logística”. 
Prefeitos da região que integram o consórcio comentaram sobre a iniciativa regional. Como é o caso do prefeito de Álvares Machado, Roger Fernandes Gasques (PSDB), que lembrou da corrida mundial junto aos imunizantes, lembrando assim da necessidade de os municípios também se organizarem, e do prefeito de Narandiba, Itamar dos Santos Silva (PSDB), que ressaltou ver na ação o objetivo principal de antecipar e acelerar o processo de imunização no oeste paulista

Integrantes do consórcio

São as cidades participantes, com aproximadamente 517 mil habitantes: Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Caiabu, Euclides da Cunha Paulista, Flora Rica, Florida Paulista, Iepê, Indiana, João Ramalho, Martinópolis, Narandiba, Presidente Bernardes, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Rancharia, Regente Feijó, Rosana, Santo Anastácio, Santo Expedito, Taciba e Teodoro Sampaio. 

Foto: Cedida 

ciop busca 1 milhão de vacinas contra covid à região de prudente
Presidente do Ciop com protocolo de aquisição das vacinas 

Publicidade

Veja também