Vagão será transferido ao Centro de Eventos IBC

Conhecido por seu aspecto histórico, degenerativo e depredatório, vagão é agora patrimônio público de Presidente Prudente

VARIEDADES - Estevão Salomão

Data 07/02/2016
Horário 08:00
 

Conhecido por seu aspecto histórico, degenerativo e depredatório, o vagão de passageiros, localizado próximo ao pátio da antiga estação ferroviária e do Centro Cultural Matarazzo, é agora patrimônio público de Presidente Prudente. De acordo com a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), a doação ocorreu no dia 29 de janeiro, que por meio de um ofício, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), concedeu total apropriação ao município. O próximo passo, segundo o titular da pasta, José Fábio Sousa Nougueira, é a transferência da estrutura para o Centro de Eventos IBC, que, conforme a notificação emitida pelo Dnit, pode levar até 120 dias.

Jornal O Imparcial Conhecido por seu aspecto histórico e degenerativo, vagão passará por revitalização e será patrimônio público de Prudente

Segundo Fábio, a remoção do mesmo será realizada num período inferior ao estipulado pelo órgão, entretanto, ainda não possui data específica para o início dos serviços. Sobre a importância desta conquista, o secretário lembra que esta é uma solicitação antiga, em pauta desde 2013. Agora, porém, após o processo de reforma e revitalização do mecanismo, este servirá como um espaço cultural, disponível para utilidades educativas. "Ainda não sabemos efetivamente quais atividades serão realizadas nele, mas podemos garantir que será um valioso espaço histórico", salienta.

 

Investimentos


Os investimentos necessários para a reforma, como exposto, dependerão do apoio público municipal e estadual. "Estamos estudando as maneiras para a arrecadação e aplicação do montante, ainda em levantamento", menciona o secretário.

Conhecido como um ambiente para prostituição, proliferação de animais peçonhentos, bem como para o "frequente" uso de drogas, o vagão, inclusive, foi objeto para um PL (projeto de lei), de autoria da vereadora Alba Lucena Fernandes Gandia (PTB), que em setembro do ano passado previa a proibição de estacionamento definitivo de vagões sem uso no âmbito municipal.

Apesar de este não ter sido o motivo para a concessão, para o titular da pasta, foi importante para evidenciar a atual situação da localidade. "Além do reaproveitamento, teremos um benefício à comunidade, sobretudo quanto à segurança, uma vez que encerraremos a reincidência desses problemas", garante.

 

Expectativa


É o que também espera o aposentado Aparecido Antonio Monteiro, 60 anos. Segundo ele, com a prevista retirada, o local deixará de oferecer riscos àqueles que trafegam nesta dimensão, haja vista este trecho como caminho para o acesso entre o centro da cidade e a zona norte de Prudente. "Moro aqui perto e, além de nossa tranquilidade será um destaque turístico", analisa.

Para a secretária Vilma Foglia, 55 anos, a novidade possui sinônimo de avanço educativo. Conforme explica, o que agora será um reaproveitamento municipal, serve como "moradia para moradores de rua, e ponto para o uso de drogas ilícitas".

Além deste, outros dois cargueiros estão "estacionados" no mesmo conjunto de linha férrea. Estes, como já informado por este diário, de acordo com a Rumo ALL (América Latina Logística), "os cargueiros estão devidamente localizados em espaço operacional, e serão encaminhados para oficinas especializadas na recuperação", não informando a data exata para a retirada.

 

História


Conforme o secretário, a primeira Estação Ferroviária de Prudente foi construída em 1919. Período em que este vagão servia como transporte de passageiros para diferentes rotas regionais e estaduais, como de Prudente a São Paulo e à Presidente Epitácio.
Publicidade

Veja também