Vagas e coeficiente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 13/03/2024
Horário 04:34

O Plantão conversou com o analista político Laércio Alcântara, diretor administrativo da Câmara Municipal, sobre a redução do número de vagas por chapa, de 20 para 14, e o coeficiente eleitoral.

CÁLCULO SIMPLES
Ele explicou que a matemática é simples: diante da premissa de 100 mil votos válidos a divisão é por 13, que é o número de cadeiras legislativas. Então, para eleger 1 vereador, o partido precisará ter na legenda cerca de 7,6 mil votos. 

MÉDIA ALTA
O Plantão entende que para fazer 2 vereadores a votação tem que ser dobrada e assim por diante para fazer mais. Como serão 14 candidatos por chapa, para eleger 1 vereador, cada candidato precisará ter em média 550 votos. O mais votado entre eles será o eleito. 

DEVE SER MANTIDO
Conforme Laércio, mesmo com o menor número de candidatos por chapa (30% a menos), o coeficiente deverá ser mantido, por conta do número de eleitores votantes, que tem praticamente sido mantido o mesmo de uma eleição para outra.  

LIÇÃO DA HISTÓRIA
Legenda com votação baixa não elege vereador, como ocorreu com Douglas Kato pelo PV em 2012. Candidato à reeleição não se elegeu, mesmo com expressiva votação: 3.191 votos. Em 2008, tinha sido eleito com 3.171 votos. 

ELEITO COM MENOS
Em 2016, Douglas se tornou vice-prefeito de Nelson Bugalho, pelo PTB. Receberam 33.209 votos. Em 2020, voltou a ser eleito vereador com 2.980 votos e novamente pelo PTB, sendo o mais votado dos 13 eleitos, mas com menos voto que em 2012.

SUBINDO A RÉGUA
Há quem fala em 9 mil e não 7,6 mil votos por partido para obter uma cadeira na Câmara Municipal de Prudente; o que exigiria, em média, de cada um dos 14 candidatos por sigla cerca de 645 votos. Em qualquer situação, é briga para cachorro grande.

CHAMA A ATENÇÃO
Na cerimônia de novas filiações do PP em Prudente, chamou a atenção a filiação do medalhista olímpico Claudinei Quirino, que já foi do PSB, quando era liderado na região pelo então deputado Ed Thomas, atual prefeito e recém-filiado no MDB.

OUTRO PARTIDO
Também já foi do PCdoB, com a filiação em 2011 no diretório de São Paulo e na presença do então ministro dos Esportes, Orlando Silva; juntamente com a deputada estadual Leci Brandão e o cantor Netinho de Paula.

O QUE TUDO INDICA
Natural de Lençóis Paulista, a terra do ex-prefeito Agripino Lima (1931-2018), Claudinei Quirino é Cidadão Prudentino, com o título concedido em 2007 pelo então vereador Cidinho Lourenção. Com tudo isso, parece que não será candidato.

DE NOVO NA LUTA
Quem também está entre os novos filiados do PP é o ex-vereador Anderson Silva, cujo histórico eleitoral foi construído no PSB, sendo suplente em 2012 com 746 votos. Na eleição seguinte obteve votação mais expressiva: 1.251 votos.

DUAS LEGISLATURAS
Na apuração ficou atrás de Marcelo Trovani com 1.475 votos, mas que não pôde assumir por questões da legislação eleitoral. Assim, Anderson foi vereador de 2017 a 2020, ano que obteve 1.160 votos e chegou a assumir como suplente de Joana D´Arc.

Publicidade

Veja também