Valéria Kumizaki é ouro na Premier League de Istambul

Em duelo equilibrado brasileira venceu, na categoria até 55kg, a chilena Valentina Toro Meneses, atual líder do ranking mundial sub-21, na manhã de domingo (14)

Esportes - AGÊNCIA BRASIL

Data 31/12/1969
Horário 21:00
Foto: Divulgação / CBK
A prudentina bateu Valentina Toro Meneses com um yuko faltando 59 segundos para o final
A prudentina bateu Valentina Toro Meneses com um yuko faltando 59 segundos para o final

Na manhã deste domingo (14), a carateca brasileira Valéria Kumizaki venceu a Premier League de Istambul na categoria até 55kg (quilos). Na decisão, a bicampeã pan-americana passou pela chilena Valentina Toro Meneses, atual líder do ranking mundial sub-21. Mas o duelo foi muito equilibrado. A paulista pulou na frente no placar com um yuko faltando 59 segundos para o final. E, a apenas nove segundos do encerramento, a oponente empatou a luta. Depois do placar final apontar 1 a 1, a brasileira foi declarada vencedora por ter feito o primeiro ponto do duelo.
No caminho até o título, Valéria Kumizaki bateu a suíça Melinda Michel na primeira luta por 4 a 0. Na sequência, derrubou a Sabina Zakharova, do Cazaquistão, por 1 a 0. Na terceira luta, a adversária foi a anfitriã Tuba Yakan. Placar ficou em 2 a 1 para a Valéria. E, na semifinal, a atleta de Presidente Prudente, no interior de São Paulo, venceu a polonesa Dorota Banaszczyk, campeã mundial, por 2 a 0.
Depois da competição da Turquia, o circuito seguirá com a etapa de Lisboa. A capital portuguesa receberá entre os dias 30 de abril e 2 de maio a etapa da Premier League que substituirá o torneio de Rabat, no Marrocos. O evento africano estava programado para março de 2020, mas foi adiado por causa da pandemia e agora está agendado para o mês de outubro, depois da Olimpíadas de Tóquio.
Além dos torneios oficiais do circuito mundial da Turquia e de Portugal, ainda devem contar pontos para o ranking olímpico, que fecha no final de maio, o Campeonato Europeu (em maio na Croácia). O Pan-Americano Sênior, previsto para ocorrer de 24 a 30 de maio em Curaçao, valerá apenas para o ranking mundial. Os pontos conquistados nesse torneio não contarão para a corrida olímpica.

 

De olho nos jogos olímpicos


Atualmente, Valéria é a 17ª colocada no ranking olímpico da categoria até 55 kg. A atleta deve brigar pela vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio no Qualificatório Mundial, previsto para ocorrer entre os dias 11 e 13 de junho em Paris. Três vagas estarão em jogo no torneio francês. Outra chance da brasileira é se garantir no Japão através do ranking continental.
Vinícius Figueira, o outro brasileiro na disputa, acabou sendo eliminado por Assylbek Muratov, do Kazaquistão, por 1 a 0 na primeira luta da categoria até 67kg.
Nos Jogos de Tóquio, no kumite, (combate, serão disputadas três categorias no masculino (-67 kg, -75 kg e +75 kg). Entre as mulheres, as categorias serão -55kg, -61kg e +61kg. Ocorrerá também a competição de kata (técnicas de ataque e defesa simuladas).


VALÉRIA KUMIZAKI DEVE BRIGAR PELA VAGA NOS JOGOS OLÍMPICOS DE TÓQUIO NO QUALIFICATÓRIO MUNDIAL, EM PARIS. TRÊS VAGAS ESTARÃO EM JOGO NO TORNEIO FRANCÊS. OUTRA CHANCE DA BRASILEIRA É SE GARANTIR NO JAPÃO ATRAVÉS DO RANKING CONTINENTAL

 

Veja também