Vamos à Câmara de vereadores

OPINIÃO - Marcos Eduardo Nomura

Data 29/07/2025
Horário 05:00

No dia 15 deste mês, neste mesmo espaço, escrevi um artigo sobre fatos ocorridos na Câmara de Vereadores de Presidente Prudente que culminaram com a aprovação definitiva de dois projetos de lei, e a aprovação de outro projeto de lei em primeiro turno, à revelia da sociedade prudentina.
Sugeri que o leitor refletisse sobre as propostas apresentadas (aumento dos subsídios do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores, além do aumento no número de vagas para os parlamentares municipais), em especial quanto à oportunidade, conveniência, efetividade, moralidade e, principalmente, a vontade popular.
Em minhas reflexões concluí que talvez a raiz do problema reside, em grande parte, em nós, eleitores. Somos nós que escolhemos os contemplados com cargos eletivos, somos nós que não acompanhamos as pautas das sessões legislativas, somos nós que não cobramos os legisladores quanto ao que realmente interessa para a população como um todo e, por fim, somos nós que não cobramos correções daquelas atitudes que tanto reprovamos.
Assim, para que o parlamento efetivamente aja de forma republicana, não basta a presença dos vereadores, mas também se faz necessária a efetiva participação do cidadão comum para um funcionamento transparente e alinhado com os interesses da população.
Quando for anunciada a segunda votação para o aumento dos cargos do Legislativo, é dever nosso acompanhar o tema e, se necessário, estar presente para contribuir com os edis, demonstrando o que realmente a população pensa sobre o tema. Também é de conhecimento que foi criado um abaixo-assinado virtual onde podemos expressar nossa opinião sobre referido projeto de lei, algo de muita valia para não deixar dúvidas quanto à vontade popular. 
Por fim, também podemos, no conforto dos nossos lares, enviar e-mails para os vereadores, externado nossas opiniões! Lembre-se: quando não exercemos nossos direitos, outros o fazem por nós. E as consequências, muitas vezes, são nossas.

Link do abaixo-assinado:
https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR152743%20ou%20acesse%20no%20link%20na%20bio%20deste%20perfil (ou acesse-o na bio do Instagram da UEPP).
 

Publicidade

Veja também