Vara do Trabalho de Rancharia inaugura sistema eletrônico

O objetivo, segundo a juíza titular da vara, Mari Ângela Pelegrini, é agilizar os processos, otimizando tempo, recursos e papel.

REGIÃO - Alana Pastorini

Data 22/08/2013
Horário 09:00
 

Rancharia é contemplada com a instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) na Vara do Trabalho. A implantação ocorreu ontem, com solenidade realizada para autoridades políticas, magistrados, servidores, advogados, contando também com a presença do prefeito Marcos Slobodticov (DEM). A partir de agora, as ações trabalhistas protocoladas não farão mais o uso do papel e sim do sistema virtual. No dia, já com o novo sistema, o departamento registrou duas reclamações trabalhistas.

Jornal O Imparcial Juíza Pelegrini: "Objetivo é agilizar os processos"

Adamantina possui a tecnologia desde 2012 e a intenção, conforme já noticiado em maio por O Imparcial, é implantar o sistema em toda a área de abrangência do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT 15), até 2014, ou seja, em 153 varas e em nove postos avançados, espécies de mini-varas. Todo o oeste paulista é de responsabilidade deste tribunal. A novidade começou a ser colocada em prática no segundo semestre, sendo que 15 pontos receberam as mudanças em 2012.

O objetivo, segundo a juíza titular da vara, Mari Ângela Pelegrini, é agilizar os processos, otimizando tempo, recursos e papel. "Antes, o advogado precisava ir à vara para protocolar, buscar informações sobre os processos e audiências, agora bastar ter acesso a um computador com internet que conseguirá", observa. Em relação às antigas demandas, explica que não serão digitalizadas e que a mudança vale somente para as novas ações. "Nossa intenção é abolir os processos físicos, ficando somente com os virtuais", finaliza.

Ainda segundo a juíza, a vara trabalhista atende outros municípios da região, como Quatá, João Ramalho, Iepê, Nantes e os distritos da cidade, Gardênia e Agissê, além de Borá. Juntas, anualmente contabilizam cerca de 1 mil processos. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os seis municípios somados abrigam uma população de 57 mil pessoas (Censo 2010).  A Assessoria de Imprensa do TRT 15 explica que a Vara do Trabalho recebeu, em 2012, 575 ações trabalhistas e solucionou 612, restando um saldo de 573 ações em trâmite na fase de conhecimento. Quanto à fase de execução, a unidade fechou o ano com um saldo de 873 procedimentos.

Expõe ainda que em 15 de agosto de 2012, quando o Pje começou a ser instalado na 15ª, a maio de 2013, ingressaram 24.356 processos em primeira instância no sistema, segundo a Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TRT. Desses, 3.893 já foram solucionados.

Publicidade

Veja também