Varrição pública e pontos de ônibus são alvos de críticas no Jequitibás II

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 28/01/2018
Horário 12:46
Marcio Oliveira, Neuza Rodrigues reclama dos horários e dos pontos de ônibus
Marcio Oliveira, Neuza Rodrigues reclama dos horários e dos pontos de ônibus

Os moradores do Jardim Jequitibás II, em Presidente Prudente, pleiteiam mais visitas dos varredores de rua, pois dizem ser insuficiente o serviço realizado uma vez na semana. Queixam-se das folhas caídas nas vias, do lixo jogado nas praças, onde as lixeiras encontram-se cheias, pois não são recolhidas. Em meio a isso, a situação dos pontos de ônibus também é alvo de críticas, bem como os horários das linhas que atendem ao bairro.

Segundo a aposentada Neuza Rodrigues, 65 anos, o bairro é abrangido por três linhas, mas todos passam em horários comuns e alguns ainda acabam atrasando, o que prejudica os usuários. Contudo, o problema maior apontado está nos pontos que estão com o telhado esburacado, assentos quebrados e sem pintura. Há pontos com apenas com poste de identificação, sem cobertura. “Os horários deveriam ser mais espaçados, porque acaba perdendo todos de uma vez. Sem contar que não temos proteção nos dias de chuva, nem do sol quente. Moro aqui há 26 anos e não vi melhora”, aponta.

Outra reclamação é de que os usuários do transporte coletivo, bem como os moradores que tiram um momento de lazer, precisam dividir a praça do bairro com o lixo no seu entorno. O problema também ocorre nas calçadas e vias do bairro, que ficam repletas de folhas secas, de acordo com o mecânico Marcos Francisco dos Santos, 41 anos. “As lixeiras da praça estão destruídas e quase não há recolhimento do lixo. Na rua onde moro, a minha esposa varre para ajudar a amenizar o problema”, compartilha.

Morador do bairro há 25 anos, o aposentado José Donizete Peixoto, 48 anos, considera que o bairro pode melhorar em relação à varrição e limpeza das praças. Ele acredita que as árvores precisam ser podadas e as áreas varridas. “Quase não ocorre a varrição, uma vez na semana é pouco. As árvores também são muito grandes, soltam muitas folhas”, opina.

Mediante os questionamentos apresentados, a administração pública informou que os trabalhos de varrição são feitos rotineiramente em toda a área urbana de Prudente. Ressalta que a limpeza das calçadas é uma responsabilidade compartilhada com os proprietários dos imóveis, portanto, “compete também aos moradores contribuir com a limpeza do bairro”.

Em relação aos problemas no transporte público, o poder público pontua que a Semav (Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), junto com a empresa vencedora da licitação, estão analisando a melhor forma para revitalizar os pontos de ônibus da cidade. Da mesma maneira, os engenheiros da pasta estão examinando as linhas de ônibus. “Cabe lembrar que qualquer alteração nos itinerários dependerá de decisão do prefeito, Nelson Roberto Bugalho [PTB], e será comunicada com antecedência à população”, expõe.

 

ESTRUTURA DO BAIRRO

Ano de implantação: 1990

Área de loteamento: 141.570,00 m²

Área Sist. Viário: 50.470,20 m²

Área verde: 14.877,83 m²

Quadras: 30

Construções: 401

Terrenos baldios: 0

População estimada: Aproximadamente 1.700

Fonte: Secom

 

SUGESTÃO DE PAUTA

A população pode promover suas reclamações, críticas e elogios sobre o bairro em que reside. O contato deve ser feito com os profissionais da Pauta, por meio do pauta@imparcial.com.br, do telefone (18) 2104-3732 ou do Whatsapp (18) 99104-8537.

 

Publicidade

Veja também