VASCO DO ANA JACINTA APOSTA EM FORÇA DA REGIÃO

A terceira reportagem da série especial 2017 do O Imparcial sobre as 13 equipes integrantes da Copa Centenário de Futebol Amador de Presidente Prudente – Série Ouro –, a primeira divisão do futebol amador da cidade, é com do Vasco Ana Jacinta Futebol Clube

Esportes - PAULO TAROCO

Data 23/09/2017
Horário 13:22
Cedida/Divulgação Vasco AJFC, Equipe tenta repetir o feito de 2011 na primeira divisão
Cedida/Divulgação Vasco AJFC, Equipe tenta repetir o feito de 2011 na primeira divisão

A terceira reportagem da série especial 2017 do O Imparcial sobre as 13 equipes integrantes da Copa Centenário de Futebol Amador de Presidente Prudente – Série Ouro –, a primeira divisão do futebol amador da cidade, é com do Vasco Ana Jacinta Futebol Clube. A equipe fundada no ano de 2002, homenageia no nome um dos maiores clubes do futebol brasileiro, o Clube de Regatas Vasco da Gama (RJ), que já teve grandes craques no decorrer da história, como Roberto Dinamite e Romário. Além da homenagem ao alvinegro carioca, o time leva em seu registro nominal o bairro mais populoso da cidade, o Conjunto Habitacional Ana Jacinta, fundado em 1992 e, hoje, com cerca de 20 mil habitantes.

A homenagem à equipe do Rio de Janeiro, em 2002, foi decorrência de um êxito obtido pelos vascaínos naquele ano, na extinta Copa Mercosul, diante do Palmeiras (SP), clube do coração de um dos fundadores do elenco, Claudio Alberto de Souza, Claudio do Vasco.

Em 2017, o time tem à frente o comando de Claudemir Vilhegas, Espanhol, ex-atleta profissional, zagueiro do extinto Corinthians de Presidente Prudente no decorrer das décadas de 1970 e 1980. Espanhol é auxiliado por outro ex-profissional, Jaison Zermiani, Tanaka. Tanaka é catarinense, mas “com raízes prudentinas”, como ressalta. O catarinense encerrou a carreira profissional no final da primeira década de 2000 na cidade, no extinto Opec (Oeste Paulista Esporte Clube), após passagens por equipes como Santo André (SP), XV, de Piracicaba (SP), Goiás (GO).

 

Vizinho amigo

Mas não são apenas as raízes prudentinas que Tanaka destaca. Em 2017, o Vasco fez uso da tática de recorrer àquela ajuda básica dos vizinhos, diante de uma eventual necessidade. Para repetir a campanha vitoriosa do time na primeira divisão, como em 2011, a equipe conta com um elenco composto por cerca de “60 a 70% de atletas das cidades da região”, como conta o auxiliar de Espanhol.

No elenco, a equipe tem a participação de atletas que tem como origem cidades próximas a Prudente, como Anhumas, Pirapozinho, Regente Feijó, Álvares Machado e Presidente Venceslau. “Passamos a ter dificuldades para acertar com ex-atletas da equipe, de Prudente, então, de forma gradativa, o elenco foi ganhado essa características. Mas vemos com isso que temos bons jogadores pela região”, diz ainda Tanaka.

Entre os destaques da equipe, está Bruno Negreiro, ex-meio campista profissional, com passagens por equipes Internacional, de Limeira (SP), e Juventus, de São Paulo (SP).

 

Goleiros:

Pestana e Jesus

 

Laterais:

Wesley, Caio, Tiago e Tyco

 

Zagueiros:

Jonatan, Zor, Boi, Bruno, Marcelo (Total Sport)

 

Meio-campistas:

Buiu, Benno, Neguinho, Lobinho

 

Atacantes:

Yuri, Kaique, Xandy, Tavita

 

Técnico: Claudemir Vilhegas, Espanhol

Auxiliar: Jaison Zermiani, Tanaka

Publicidade

Veja também