Vencedores de concurso são premiados em PP

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 27/09/2017
Horário 12:35
José Reis, Comissão julgadora escolhe as imagens vencedoras desta edição do concurso fotográfico
José Reis, Comissão julgadora escolhe as imagens vencedoras desta edição do concurso fotográfico

O 5º Concurso Fotográfico Árvores da Cidade chegou ao fim com a cerimônia de premiação dos fotógrafos ganhadores, que ocorreu na noite de ontem, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. No total, o concurso contou com 220 fotos participantes, das quais 20 foram selecionadas para compor a exposição que estará disposta durante 15 dias, no mesmo local. Destas, três foram premiadas e cinco receberam menções honrosas (veja na página ao lado arte com as fotografias vencedoras e os nomes de seus respectivos autores).

O evento, que foi promovido pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), em parceria com o jornal O Imparcial e a 2ª Promotoria do Meio Ambiente, tem o intuito principal de promover a conscientização ambiental, por meio da qual, a população começa a lançar um olhar diferenciado para a presença dessas árvores na cidade. “Neste ano, o número de inscritos e a qualidade das fotos aumentaram muito. Prezamos pela arborização da cidade e este concurso é uma forma das pessoas valorizarem essas árvores”, declara Wilson Portella Rodrigues, secretário da Semea.

Este pensamento é compartilhado pelo promotor de Justiça do Meio Ambiente, André Luis Felício, que foi um dos jurados e acredita que, cotidianamente, a população não enxerga a beleza na natureza da área urbana e a sua relevância para a sociedade. “É uma forma diferenciada de incentivar os jovens a participar e preservar o meio ambiente. Tivemos uma evolução no número de inscritos e me surpreendi com a qualidade do material produzido”, expõe.

Neste ano, a edição do concurso teve como tema especial o centenário de Presidente Prudente e a fidelidade com a proposta foi o que buscou o fotógrafo Adriano Rodrigo Kirihara, jurado e vencedor da última edição. Especializado na área de fotografia da natureza, o profissional explica que esse tipo de trabalho precisa transmitir a “alma da árvore” e, para isso, é necessário muita técnica e criatividade, dois principais pontos que levou em consideração na escolha. “A foto precisa ser bem pensada, não basta achar uma beleza. Pra mim é gratificante ser jurado, pois o concurso abre o olhar para a cidade”, pontua.

A criatividade, o diferencial do olhar lançado ao ambiente fotografado, o tipo de árvore e o local que remetesse ao centenário levaram Carlos Braga a votar nas fotos vencedoras. Em seu segundo ano como jurado, conta que os trabalhos evoluíram e o mais interessante é ver amadores produzindo resultados surpreendentes. Como fotógrafo profissional, ele dá a dica para as próximas edições. “É preciso aproveitar as oportunidades, não deixar a ideia passar, porque ela se perde. Não percam o momento”.

 

“Neste ano, o número de inscritos e a qualidade das fotos aumentaram muito. Prezamos pela arborização da cidade e este concurso é uma forma das pessoas valorizarem essas árvores”

Wilson Portella Rodrigues,

secretário Municipal do Meio Ambiente

 

VENCEDORES DO CONCURSO

1º lugar – Rosemeire Martin Carreño da Motta (‘Espelho, espelho meu...’);

2º lugar – Marcelo Andrade de Oliveira (‘A beleza onde ninguém vê’);

3º lugar – Alexsandro Silvestre Gonzaga (‘Árvores centenárias’).

 

MENÇÃO HONROSA

1- Cristina Kazumi Teranisi (‘Ligações diretas’);

2- Paulo Eduardo Jardim (‘Força da natureza’);

3- Anderson Mariano (‘Patrimônio prudentino’);

4- José Roberto Pereira de Sousa (‘Corredor de ipês’);

5- Jefferson Willian Lopes da Silva (‘Copa perfeita’).

Publicidade

Veja também