Venceslau abre centro de hidratação para pacientes com dengue

Serviço funcionará no CEU das Artes, onde também opera o Centro de Testagem da Covid-19; encaminhamento será feito pelos postos de saúde

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 11/05/2022
Horário 14:08
Foto: Prefeitura de Venceslau
CEU das Artes também terá atendimento aos pacientes com sintomas de dengue
CEU das Artes também terá atendimento aos pacientes com sintomas de dengue

O Centro de Testagem da Covid-19 instalado no prédio do CEU das Artes em Presidente Venceslau também recebe, a partir desta quarta-feira, o Centro de Hidratação para pacientes com sintomas leves da dengue. A informação foi confirmada por Maria Julia Piper, coordenadora da Atenção Básica, e por Grazieli Feriani, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

O prédio foi dividido em dois ambientes para fornecer atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 e dengue. Por meio da porta de acesso lateral, que serve de entrada direta para o auditório do prédio, pacientes ambulatoriais diagnosticados com dengue e que possuem prescrição médica serão recepcionados para a hidratação.

Para ser encaminhado e obter a prescrição, o paciente deverá procurar atendimento nas ESFs (Estratégias de Saúde da Família). A dengue possui quatro classificações diferentes e as pessoas diagnosticadas com a forma mais branda da doença serão direcionadas ao CEU das Artes. "Aquele ambiente servirá como uma extensão da Atenção Básica", comenta Grazieli Feriani.

Apenas pacientes de ESFs que não possuem estrutura para fornecer este serviço serão encaminhados ao CEU das Artes, segundo Maria Júlia Piper.

Atualmente, as ESFs da Vila Vicentina e Vila Luiza, além do próprio Centro de Saúde, realizam a hidratação em pacientes com sintomas leves de dengue. "Este paciente encaminhado, ao invés de ir para a Santa Casa, deverá procurar o Centro de Hidratação. Os pacientes de dengue que estão bem, mas apresentam sintomas como desconforto e enjoo e não conseguem se hidratar via oral, irão para o CEU das Artes realizar a hidratação venosa", expõe.

O Centro de Hidratação funcionará das 7h ao meio-dia e das 13h às 16h. No entanto, a chegada dos pacientes deve ser feita com antecedência, para que seja possível realizar o procedimento antes do horário de fechamento da unidade. "Os pacientes da manhã podem procurar a unidade até as 10h, enquanto que durante a tarde poderão chegar até as 14h", informa a coordenadora da Atenção Básica.

Como forma de impedir o contato entre pacientes com Covid-19 e dengue, foi colocada uma barreira física entre o auditório e o corredor de acesso aos demais consultórios.

Atendimento para Covid-19

O Centro de Triagem e Testagem da Covid-19 continua em funcionamento no local, das 7h às 12h e das 13h às 16h. O atendimento é oferecido para pacientes que apresentarem sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, falta de ar, entre outros.

O CEU das Artes está localizado na Rua Olavo Bilac, nº 124, em Presidente Venceslau.

Publicidade

Veja também