Venceslau faz aniversário

Toninho Moré

COLUNA - Toninho Moré

Data 02/09/2022
Horário 03:33

Hoje é feriado em Presidente Venceslau. O município faz 96 anos de emancipação político-administrativa. Com 39.583 (números de 2020), a cidade precisa de mais 417 moradores para atingir os 40 mil habitantes. 

QUARTA MAIOR DA REGIÃO 
Presidente Venceslau é a quarta cidade em população na região, atrás de Presidente Prudente, Dracena e Presidente Epitácio. Tem boa qualidade de vida e não apresenta favelas em seu meio urbano. É apontada como uma das cidades mais seguras do Estado, devido à presença de dois presídios de segurança máxima, conhecidos como P1 e P2.

PREFEITA VILCHES
Pela primeira vez em sua história, Presidente Venceslau é comandada por uma mulher, a jovem Bárbara Medeiros Vilches, de 33 anos. Foi eleita pelo Partido Verde com 6.025 votos, 31,96%. 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Com secretariado formado por maioria jovem, Bárbara Vilches busca uma marca para a sua gestão, baseada na melhoria de vários setores. Fez reformulação na frota de veículos. Tem investido na educação de crianças e jovens. Vem demonstrando cuidados com o urbanismo e trabalha do centro em direção aos bairros. 

ESTILO BÁRBARA
Tem mostrado rigidez no trato das coisas públicas, demonstra bastante cuidado com os servidores e deixa alguns pontos a desejar, como a saúde e o cuidado com as vias públicas que estão longe da área central. A Santa Casa continua passando por necessidades e vive realizando campanhas de auxílio junto à população. São detalhes que precisam ser revistos. 

PV NA POLÍTICA 
O município de Presidente Venceslau recebeu muitos recursos do governo estadual nos primeiros 18 meses da atual administração. O governador Rodrigo Garcia (PSDB) tem sido um bom parceiro para a prefeita, que se aproveitou do relacionamento com o palácio.

DE OLHO NO FUTURO 
A partir de agora, com a pandemia amena e os serviços e negócios de volta, a tendência é de que os próximos meses sejam bons para a cidade. O Frigorífico Kamar começa a dar os primeiros passos para sua entrada no mercado. A área de imóveis continua aquecida. Novos prédios empresariais estão sendo construídos. É Presidente Venceslau com os olhos voltados para o futuro. 

CORRERIA
A proximidade das eleições está fazendo muita gente entrar na correria. Vereadores das cidades da região estão em apoio aos candidatos a deputados estaduais e federais. Trabalham como cabo eleitoral e estão empenhados de fato. 

VENCESLAU TEM 2 CANDIDATOS
A cidade tem dois nomes disputando cadeiras na Assembleia Legislativa. O ex-prefeito Jorge Duran, que passou pelos últimos dois mandatos sequentes na cidade, e Eliton Leite, empresário na área de eventos, combustível e segurança, que faz sua estreia na política. 

VENDA DE ARMAS
Sábado será inaugurada em Presidente Venceslau a empresa DC Guns House. Loja de acessórios táticos, mochilas, cutelaria, vestuário, armas e munições. A abertura será às 8 horas. Avenida Princesa Isabel, 620, centro.  

DÓI O MEU CORAÇÃO 
Com menos de 15 dias perdemos outro amigo jornalista. Morreu Toninho do Carmo, de Andradina. Um cara legal, competente, alegre, inovador. Passou pela redação do Estadão, um dos principais jornais do país. Teve um AVC (acidente vascular cerebral) na quarta-feira à noite e se foi. 

TONINHO DO CARMO
O conheci por causa do meio da amizade no jornalismo. Já fizemos várias confraternizações entre jornalistas. Presenças de Homéro, José Costa, Oliva, Sinomar, Altino, Clóvis, Luis Carlos. Numa destas festas, conheci o Toninho do Carmo e, desde então, mantínhamos contato com frequência. 

TRISTEZA
Não pude, devido ao trabalho, ir até Andradina junto ao Oliva, Homéro e José Costa para o funeral. Meu coração dói pela perda de mais um dos nossos. Jornalista de verdade.

Publicidade

Veja também