Venda de peixes cresce às quartas e sextas-feiras

PRUDENTE - Victor Rodrigues

Data 28/02/2016
Horário 10:34
 

As vendas nas peixarias da região de Presidente Prudente registram aumento às quartas-feiras e sextas-feiras, motivada pela Quaresma, tradição cristã, precisamente a católica, que é a religião com mais adeptos no país. Mesmo assim, o aumento ainda não é expressivo. "Por enquanto, notamos que nestes dois dias da semana a saída é maior que nos demais dias. A expectativa é que as vendas aumentem consideravelmente na Semana Santa, no fim de março", relata Maciel Siqueira, proprietário da peixaria Navio Frutos do Mar, em Prudente.

Jornal O Imparcial Entre peixes mais procurados no período está o bacalhau

Na loja Pescados Santa Paula, em Presidente Epitácio, a situação é a mesma. O aumento é notado somente nos dois dias da semana. "Mesmo considerando apenas estes dias, isso já representa um aumento de aproximadamente 20% em relação aos demais dias do ano, fora da Quaresma", comenta Edecir Robledo, dono do estabelecimento.

Outro motivo que possivelmente tenha recuado o comércio neste momento é o preço. Influenciados pela inflação e a alta do dólar, os preços médios dos peixes tiveram aumento de 10% a 35%. Os mais caros são os importados, como salmão e bacalhau. Os nacionais variam de 10% a 20%. "Percebemos que ninguém deixa de comer peixe, mas compra em menor quantidade para não sair caro. Ainda temos aqueles clientes fiéis da Quaresma. Tenho uma que vem comprar conosco somente nesta época do ano. O peixe não é tão consumido como as carnes bovinas, suínas e aves", comenta Maciel, do Navio Frutos do Mar.

Os comerciantes de peixes estão se preparando para a tão esperada Semana Santa. A expectativa é que as vendas ultrapassem os 100% nos últimos dias que antecedem a Páscoa.
Publicidade

Veja também