Vendaval atinge 14 cidades da região prudentina

Conforme o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Bratifisch, outras cidades podem ter sofrido danos com o temporal sem acionar o 193.

REGIÃO - Mariane Gaspareto

Data 19/07/2014
Horário 01:09
 

Mais de 30 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros após os ventos de até 92 km/h, conforme o Climatempo, que atingiram a região de Presidente Prudente na madrugada de ontem, causando danos à estrutura das casas, queda de árvores e de fios elétricos. No entanto, a chuva forte de 9 milímetros (mm) que seguiu o vendaval não gerou feridos.

Jornal O Imparcial Posto de combustíveis em Prudente sofreu prejuízo de R$ 80 mil com o vendaval

Além de Prudente, incidentes foram registrados em outras 13 cidades da 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo: Junqueirópolis, Pacaembu, Osvaldo Cruz – onde duas casas foram destelhadas -, Dracena, Irapuru, Teodoro Sampaio, Tupi Paulista, Adamantina, Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Dracena, Martinópolis e Álvares Machado.

Conforme o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marcos Bratifisch, outras cidades podem ter sofrido danos com o temporal sem acionar o 193. "Só nos ligam em situações mais graves, como quedas de árvores de grande porte, nas quais as pessoas não conseguem resolver sozinhas", diz.

De acordo com Bratifisch, as ocorrências tiveram início à 1h e passaram a ser relatadas em sua maioria a partir das 6h. "Os moradores foram acordando e acionando o 193". Três equipes do Corpo de Bombeiros e mais uma força-tarefa com funcionários de setores administrativos foram necessárias para atender a demanda. "Primeiro cuidamos das urgências, desobstruindo as vias e, então, acionamos o Horto Florestal da Semea para limpar e retirar as árvores cortadas".

A Caiuá, concessionária de energia da região de Prudente, também auxiliou no trabalho. "A empresa desenergizava os fios que, muitas vezes, estavam enrolados nas árvores para que pudéssemos soltá-las da rede elétrica", informa.

Ainda segundo o subtenente, o bairro mais atingido no município foi o jardim Vale do Sol. Além dele, ocorrências foram registradas no jardim Marisa, Parque São Judas Tadeu, nas rodovias Comendador Alberto Bonfiglioli e Raposo Tavares (SP-270), nos jardins Everest, Itapura, Humberto Salvador, Barcelona, Prudentino, vilas Boa Vista, Dubus e Inocop.

Na tarde de ontem, a Semea informou, por meio de nota, que está pronta para atender as emergências em razão do temporal registrado no município, pelo telefone 3906-5275. Quatro equipes do Horto Florestal realizavam a retirada de árvores ontem. A previsão é que o serviço seja encerrado até o final da semana que vem.

 

Moradores


A aposentada Nila Julia Borges, 60, acionou o Corpo de Bombeiros ontem pela manhã pedindo o corte de uma árvore localizada ao lado de sua casa, na vila Nova. "Quando começou a chuva durante a madrugada, eu comecei a ouvi-la ranger e não consegui dormir mais, passando mal de tanto medo", conta.

O corte da árvore foi pedido ao Horto Florestal em 2012, no entanto, conforme Edson Novais, funcionário da Semea, o processo para erradicar as espécies é lento, pois há uma "lista de prioridade e atendemos os casos mais urgentes".

Após o Corpo de Bombeiros decretar a árvore como condenada, ele informa que um técnico da Semea foi enviado para verificar a urgência para o corte da mesma. "Receio que novas chuvas ocorram e que um novo temporal faça com que essa árvore caia de vez em minha casa", teme Borges.

A moradora de Álvares Machado, Maria de Lourdes Camargo, 57, também revela que "sentiu muito medo" na noite quinta-feira. Ela dormia no quarto, com seu sobrinho de quatro anos, quando ventos fortes derrubaram o forro de sua sala. "Acho que entrou pelas frestas entre as telhas e agora solicitei ao construtor que realize os consertos, pois não tenho condições de pagar isso". Camargo também teme que o temporal volte. "Vou dormir aqui, porque não tenho pra onde ir, mas estou apavorada", salienta.

Entre as ocorrências mais graves do temporal da madrugada de ontem está o prejuízo causado à estrutura de um posto de combustíveis na avenida Joaquim Constantino, em Prudente. Conforme a gerência do estabelecimento, o dano será "de R$ 80 mil pra mais, visto que ainda estão elaborando o orçamento para refazer a estrutura metálica".

 

PREVISÃO DO TEMPO


De acordo com o Climatempo, não há possibilidade de chuva para o final de semana em Presidente Prudente. Com a chegada da frente fria que levou ventos fortes ao Rio de Janeiro, o ar polar que a segue traz tempo frio e nublado para a cidade.  A temperatura mínima hoje é de 11°C e a máxima, 25ºC. Já amanhã, a mínima cai para 10°C e a máxima sobe para 26ºC. Com o início da semana, o ar seco volta a ganhar força com bastante sol e baixos níveis de umidade. No entanto, a tendência é que uma nova frente fria atinja a região na quinta-feira.
Publicidade

Veja também