Ventania passa por Prudente e deixa estragos múltiplos

Defesa Civil, policiamento, Prefeitura e Energisa seguem os trabalhos de atendimentos e restabelecimento de funcionamento de vias, rede de energia e outros serviços

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 28/10/2023
Horário 12:52
Foto: Adriano Kirihara
Vendaval deixou um rastro de destruição em pontos distintos de toda Prudente
Vendaval deixou um rastro de destruição em pontos distintos de toda Prudente

Ainda avaliando os estragos causados pelo vendaval e chuva que caíram em Presidente Prudente na tarde e noite de sexta-feira, a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil municipal contabilizou, até a manhã deste sábado, a queda de 67 árvores, o rompimento de 20 fios energizados que ficaram ao solo e cinco ocorrências envolvendo destelhamento/desabamento de estruturas.

“Até esta manhã [de sábado] tivemos a notificação de alguns pontos que tiveram alagamentos e também de duas vítimas em estado leve. As ocorrências foram por toda a cidade. Agora já estamos nos mobilizando, voltando para o quartel para recomeçar os trabalhos de hoje [ontem]”, expõe Renato Gouvea, chefe da coordenadoria de Defesa Civil envolvida nos atendimentos juntamente com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Semea (Secretária Municipal de Meio Ambiente) e Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública). A Prefeitura mobilizou ainda as equipes da Secretaria de Obras e Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), que estarão durante todo o fim de semana em alerta e atendendo às ocorrências.

Durante toda a noite de sexta, “choviam” imagens dos estragos nas redes sociais, muitas também enviadas a este jornal por seus leitores.

A Energisa ressalta que o temporal que atingiu o município causou estragos à rede elétrica, lançando telhas, calhas, estruturas metálicas e árvores inteiras sobre a fiação, o que provocou, como citado acima, quedas de postes e rompimento de cabos. “Desde o momento do temporal, as equipes da Energisa estão trabalhando sem parar e mais de 90% dos clientes afetados tiveram a energia restabelecida. Os trabalhos seguem ao longo deste sábado, com troca de postes e equipamentos, reparos de cabos e remoção de árvores e demais objetos da rede”, informa a empresa. 

Previsão para os próximos dias

Para os próximos dias, até terça-feira (31), os dias serão típicos de verão, apesar de não estarmos nessa estação, ou seja, os períodos das manhã e tarde serão marcados pela presença de sol entre algumas nuvens, o que garante sensação de calor e abafado, porém, no decorrer das horas, a soma deste calor com a umidade proveniente da Amazônia cria condições para pancadas de chuva forte, seguidas por raios e vento. “Até o momento, não há risco para acumulados expressivos, porém, como há risco para temporais, recomenda-se atenção em áreas de risco”, informa William Minhoto, meteorologista da Defesa Civil.

Cuidado e muita atenção

A Energisa reforça que nessas situações de temporais, quando objetos atingem a rede elétrica, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao cair ao solo, podem estar energizados. “A orientação é: mantenha a distância. Não se aproxime em hipótese alguma! Acione a Energisa que fará o atendimento com segurança. O Call Center da Energisa é o 0800 70 10 326”, acentua a companhia de energia.

Foto: Energisa

Trabalhos de equipes da Energisa seguira ao longo deste sábado

Leia mais:

Forte chuva causa transtornos em Presidente Prudente

Publicidade

Veja também