Ventos fortes resultam em queda de temperatura na região

Conforme climatologista, a entrada de um sistema frontal relativamente intenso gerou bastante diferença térmica, o que, geralmente, está associado a esses ventos fortes

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 23/04/2022
Horário 10:32
Foto: O Imparcial
Na região de Presidente Prudente, a média nas temperaturas variam de 19 a 33 graus neste domingo
Na região de Presidente Prudente, a média nas temperaturas variam de 19 a 33 graus neste domingo

Ventos fortes chamaram a atenção de muitas pessoas na madrugada de sábado, por volta das 5h e o dia 23 de abril amanheceu mais frio e sem sol, em Presidente Prudente e região. Conforme explica o climatologista José Tadeu Garcia Tommaselli, a entrada de um sistema frontal relativamente intenso gerou bastante diferença térmica, o que, geralmente, está associado a esses ventos fortes. “Vamos ter um dia nublado e o sol deve abrir novamente e as temperaturas vão cair um pouco”, destaca.

Na região de Presidente Prudente, a média nas temperaturas variam de 19 a 33 graus neste domingo. Na segunda-feira, a máxima também é de 33 graus.

Conforme boletim da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, para este sábado, as linhas de instabilidade que serão influenciadas pela aproximação de uma frente fria, criará condições para pancadas de chuva isoladas no sul e oeste paulista. Nas demais áreas o tempo permanecerá seco e estável. No domingo (24) e segunda-feira (25), os dias continuarão sendo marcados pela predominância do sol, porém no decorrer do período vespertino, a entrada da umidade proveniente do oceano e/ou Amazônia, criará condições para pancadas de chuva isoladas enquanto na terça-feira (26) e quarta-feira (27), o tempo volta a ficar estável em todo o território paulista. Até o momento, os modelos meteorológicos não indicam risco para acumulados expressivos, porém momentos de chuva forte. Com relação as temperaturas, como os ventos continuarão soprando do quadrante sul, a sensação térmica será de frio nos períodos noturnos/madrugadas e um leve calor no decorrer das tardes.

 

Energia

A Energisa Sul-Sudeste informa que a chuva e ventos fortes registrados na madrugada deste sábado (23) provocaram ocorrências descentralizadas de falta de energia em municípios da região. A empresa acionou rapidamente o seu plano de contingência e desde a madrugada as equipes estão empenhadas nos serviços de reparos aos danos causados pelo vento que, apesar da curta duração, foi de grande intensidade e derrubou árvores e lançou galhos e objetos sobre a rede elétrica. 

Com manobras no sistema elétrico e obedecendo aos protocolos técnicos e de segurança, as equipes trabalham em ocorrências pontuais de falta de energia em bairros de Presidente Prudente,  Presidente Epitácio, Presidente Venceslau e Álvares Machado.

A Energisa reforça o compromisso de manter as equipes trabalhando ininterruptamente até normalizar o fornecimento da energia para todos os clientes atingidos no decorrer deste dia.

Em caso de necessidade, os clientes podem acionar a distribuidora 24 horas por dia pelos canais de atendimento:

- Aplicativo para celular Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone) 
- Site www.energisa.com.br 
- Gisa (assistente virtual do Whatsapp) - (18) 99120-3365 
- Call Center -  0800 70 10 326

 

 

 

Publicidade

Veja também