Verão deve ser marcado por temperaturas acima da normalidade e chuva na região

Máximas devem oscilar entre 35°C e 36°C nos diais iniciais da estação; prognóstico da Estação de Meteorologia da Unoeste indica novas ondas de calor, porém, mais curtas

REGIÃO - CAIO GERVAZONI

Data 22/12/2023
Horário 04:44
Foto: Maurício Delfim Fotografia
Temperaturas no verão 23/24 devem ficar acima da média histórica de 26,5ºC em Prudente
Temperaturas no verão 23/24 devem ficar acima da média histórica de 26,5ºC em Prudente

O verão deu as caras nesta sexta-feira à 0h27 e o calor intenso na região oeste do Estado deve se arrastar ao longo da estação mais quente do ano. A tendência é de que as temperaturas fiquem acima da normalidade do período, conforme indica o professor de agrometeorologia e diretor da Estação Meteorológica “Professor Vagner Camarini Alves”, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Alexandrius de Moraes Barbosa. Nos primeiros dias do verão, segundo ele, as máximas devem oscilar entre 35°C e 36°C. 

Além da previsão de que as temperaturas no verão fiquem acima da média histórica de 26,5ºC, o diretor da Estação Meteorologia da Unoeste também destaca a possibilidade de novas ondas de calor, porém, mais curtas por conta de uma maior umidade atmosférica e do típico período chuvoso da estação, com pancadas de chuva ocorrendo, principalmente, aos finais de tarde.  

O professor enfatiza que alguns dias do verão podem transcorrer sem chuva, resultando em um clima abafado devido à maior presença de umidade na atmosfera. “O que vai ser comum no verão será as temperaturas subirem bastante com a ocorrência de alguns dias sem chuva”, indica. “O tempo vai ficar bastante abafado”, complementa Alexandrius de Moraes. 

Acima da normalidade

Fazendo um retrospecto da primavera neste ano, o especialista informa que a temperatura média ficou 0,8°C acima da normalidade, registrando uma média de 26,8°C, enquanto a média normal é de 26,0°C. “Já em relação às chuvas, a primavera ficou marcada pela ocorrência de chuvas muito irregulares e vários períodos de estiagem, ficando abaixo da normalidade”, complementa o diretor da Estação de Meteorologia da Unoeste. 

Previsão para os próximos 7 dias

Confira na tabela abaixo a previsão das temperaturas mínimas e máximas, e da possibilidade de chuva para os próximos sete dias em Presidente Prudente. As informações são do Climatempo:

Dia:

Temperatura mínima

Temperatura máxima:

Possibilidade de chuva:

Sábado, 23

24ºC

33ºC

90%

Domingo, 24

23ºC

33ºC

90%

Segunda-feira, 25

23ºC

37ºC

90%

Terça-feira, 26

23ºC

35ºC

90%

Quarta-feira, 27

24ºC

34ºC

90%

Quinta-feira, 28

23ºC

34ºC

0%

Sexta-feira, 29

22ºC

32ºC

90%

Fonte: Climatempo

Publicidade

Veja também