Vereador acredita no potencial turístico de Santo Expedito

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 21/06/2022
Horário 04:16
Foto: Arquivo
Renato Siqueira Trives
Renato Siqueira Trives

O vereador Renato Siqueira Trives (PSDB), que obteve a maior votação para a Câmara Municipal de Santo Expedito nas últimas eleições, reconhece e torce pelo sucesso do turismo em sua cidade. Afirma que todos os romeiros são sempre bem-vindos e bem recebidos, pois são eles os responsáveis pelo desenvolvimento deste setor. Como homem público, ele acredita que todos devem trabalhar e lutar sempre para o crescimento do turismo religioso. É da safra dos novos políticos da cidade e demonstra ter uma admiração muito grande pelo povo de Santo Expedito.

19 de junho
A Missa de Santo Expedito do dia 19 de junho, às 10h, que foi celebrada pelo padre Umberto, contou com a volta de vários romeiros de diversos lugares, onde muitas famílias levaram crianças, idosos e casais jovens. Foi uma demonstração de que os fiéis já estão retornando, confiando nos trabalhos de demonstração de fé.  

Quem estava
A coluna procurou anotar para reportar nesta edição as presenças de romeiros de várias cidades, de diversos Estados, com destaque para:  Presidente Prudente, Colorado, Dracena, Santo Anastácio, Irapuru, São João da Barra, Junqueirópolis e José Bonifácio. Também as caravanas de Santo André, Bastos, Álvares Machado, Adamantina, Pirapozinho, Anhumas, Suzano, São José dos Campos, Regente Feijó, Estrela do Norte, Monte Castelo, Flórida Paulista, Alfredo Marcondes, Mariápolis, Pompeia, Centenário do Sul, São José do Rio Preto, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Cianorte, Echaporã, Presente Bernardes, Carapitanga, Taciba, Iguaçu.

Idade
Quem chegar a Santo Expedito, a fim de participar de uma missa em data de maiores movimentos, pode perceber claramente que as mulheres realmente são em maior número. Mas o que se pode perceber, também, é que os homens estão ocupando o seu espaço. Dentre eles, se percebe mais pessoas de idade. Mas as crianças estão registrando boa presença, nas missas e nas visitações.

Engenheiros
Um casal de engenheiros de São José do Rio Preto, visitando as obras do santuário, ficaram admirados pela estrutura, e puderam observar muita segurança e um espaço capaz de abrigar toda a grande massa, indo muito mais da que foi registrada no domingo. O tempo, segundo eles, não estava quente o suficiente para aquecer a todos, mas, mesmo assim, colaborou para abrigar aos que chegaram e se “aqueceram com o calor da fé em Santo Expedito”.

Oração de Santo Expedito
Colaboração de uma leitora de Presidente Venceslau
“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero.
Intercedei por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo!
Meu Santo Expedito, Vós que sois um Santo guerreiro,
Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados.
Vós que sois o Santo das causas urgentes, protegei-me, ajudai-me, dai-me forças, coragem e serenidade.
Atendei ao meu pedido. "Fazer o pedido".
Meu Santo Expedito! Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a minha família, atendei ao meu pedido com urgência.
Devolvei-me a paz e a tranquilidade.
Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
Muito obrigado.
(Rezar um Pai Nosso, uma Ave Maria e Fazer o Sinal da Cruz)”.

Gestante
Dentre os devotos presentes no domingo, Lucia Leite veio agradecer pessoalmente uma grande graça recebida por intercessão de Santo Expedito. Ficou grávida do segundo filho, por duas vezes, quando a gravidez era interrompida. Na terceira vez, Lucia pediu forças para que Santo Expedito ajudasse para que tudo transcorresse bem. A pequena garotinha nasceu numa gestação normal e sem qualquer problema, e recebeu o nome de Vitória, pois, para Lucia, foi realmente uma grande vitória em sua vida, graças à intercessão do santo.

Fé em trovas
Pedir para Santo Expedito
Com muita fé e amor
Deus assim atenderá
Pois é grande intercessor.
                   (José Costa)

Publicidade

Veja também