O Requerimento 02298/19, aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária desta segunda-feira, solicita do Poder Executivo providências para implantação de uma via expressa em toda extensão da linha férrea da cidade, atualmente administrada pela Rumo Logística.
O documento, de autoria pelos vereadores Izaque Silva (PP) e William César Leite (PP), encaminhado à Prefeitura, considera que a medida transformará o trecho, “que hoje encontra-se abandonado, com mato alto, usuários de drogas e animais peçonhentos, em uma avenida urbanizada, com iluminação de qualidade, implantação de ciclovias, pistas de caminhada, estacionamentos e pequenos parques urbanos”.
“Além disso, a parte central, próxima à estação ferroviária, pode tornar-se uma nova área para shows, desfiles e apresentações, transformando o local na Vila Marcondes em uma via multiuso, que interligará Estação Cultura, Atende Prudente, Centro Cultural Matarazzo e Centro de Eventos IBC”, argumentam os parlamentares. “A obra, com certeza, impulsionará novos empreendimentos comerciais e imobiliários devido à sua valorização com essa importante intervenção, além de desafogar o sistema viário da nossa cidade”, prosseguem.
Os vereadores autores afirmam ainda que levaram em conta que já existe um projeto de revitalização em elaboração pela Prefeitura, que compreende o pontilhão, estação ferroviária, denominada “Estação Cultura” e o Centro Cultural Matarazzo.
Tratativas em andamento
Sobre o requerimento, a Prefeitura de Prudente, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), recordou que o município já está em tratativas com o governo do Estado para o projeto de revitalização da linha férrea.
“Em julho, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, esteve em Prudente para conhecer o projeto. Mais recentemente, durante a entrega dos apartamentos do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, o governador Tarcísio de Freitas [Republicanos] também mencionou o projeto e manifestou apoio à iniciativa”, pontua a administração municipal, que afirma que o plano, que é estudado pelo Estado, prevê transformar toda a extensão da antiga linha férrea em um espaço integrado, acessível e de convivência, com ciclovias, áreas verdes, calçadas seguras e equipamentos voltados ao bem-estar, como academias ao ar livre e áreas de lazer.
Como noticiado em O Imparcial, a iniciativa, caso aprovada pelo governo estadual, poderá ser incluída no programa Bairro Paulista, que tem como objetivo transformar regiões urbanas em espaços mais sustentáveis e inteligentes, com foco em mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida.
Responsável pelos trilhos, a Rumo Logística declarou à reportagem que a concessionária mantém “diálogo construtivo” com a Prefeitura e com o governo do Estado. “A empresa reforça que qualquer intervenção na faixa de domínio da ferrovia requer análise técnica e aprovação da concessionária, uma vez que se trata de uma área sob gestão federal, com regras específicas de uso definidas pela ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]”, explica. “A Rumo segue à disposição para apoiar iniciativas que respeitem os parâmetros regulatórios e contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável”, finaliza a empresa.