Vereadores de Prudente pedem implantação de via expressa em toda extensão da linha férrea

Secretaria Municipal de Planejamento afirma que município já está em tratativas com governo estadual para projeto de revitalização do espaço

PRUDENTE - MELLINA DOMINATO

Data 08/10/2025
Horário 11:48
Foto: Arquivo
Izaque e William consideram que medida transformará trecho, “que hoje encontra-se abandonado”
Izaque e William consideram que medida transformará trecho, “que hoje encontra-se abandonado”

O Requerimento 02298/19, aprovado pelos vereadores da Câmara Municipal de Presidente Prudente, na sessão ordinária desta segunda-feira, solicita do Poder Executivo providências para implantação de uma via expressa em toda extensão da linha férrea da cidade, atualmente administrada pela Rumo Logística.

O documento, de autoria pelos vereadores Izaque Silva (PP) e William César Leite (PP), encaminhado à Prefeitura, considera que a medida transformará o trecho, “que hoje encontra-se abandonado, com mato alto, usuários de drogas e animais peçonhentos, em uma avenida urbanizada, com iluminação de qualidade, implantação de ciclovias, pistas de caminhada, estacionamentos e pequenos parques urbanos”. 

“Além disso, a parte central, próxima à estação ferroviária, pode tornar-se uma nova área para shows, desfiles e apresentações, transformando o local na Vila Marcondes em uma via multiuso, que interligará Estação Cultura, Atende Prudente, Centro Cultural Matarazzo e Centro de Eventos IBC”, argumentam os parlamentares. “A obra, com certeza, impulsionará novos empreendimentos comerciais e imobiliários devido à sua valorização com essa importante intervenção, além de desafogar o sistema viário da nossa cidade”, prosseguem.

Os vereadores autores afirmam ainda que levaram em conta que já existe um projeto de revitalização em elaboração pela Prefeitura, que compreende o pontilhão, estação ferroviária, denominada “Estação Cultura” e o Centro Cultural Matarazzo. 

Tratativas em andamento
Sobre o requerimento, a Prefeitura de Prudente, por meio da Seplan (Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação), recordou que o município já está em tratativas com o governo do Estado para o projeto de revitalização da linha férrea.

“Em julho, o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto, esteve em Prudente para conhecer o projeto. Mais recentemente, durante a entrega dos apartamentos do Conjunto Habitacional Humberto Salvador, o governador Tarcísio de Freitas [Republicanos] também mencionou o projeto e manifestou apoio à iniciativa”, pontua a administração municipal, que afirma que o plano, que é estudado pelo Estado, prevê transformar toda a extensão da antiga linha férrea em um espaço integrado, acessível e de convivência, com ciclovias, áreas verdes, calçadas seguras e equipamentos voltados ao bem-estar, como academias ao ar livre e áreas de lazer.

Como noticiado em O Imparcial, a iniciativa, caso aprovada pelo governo estadual, poderá ser incluída no programa Bairro Paulista, que tem como objetivo transformar regiões urbanas em espaços mais sustentáveis e inteligentes, com foco em mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida. 

Responsável pelos trilhos, a Rumo Logística declarou à reportagem que a concessionária mantém “diálogo construtivo” com a Prefeitura e com o governo do Estado. “A empresa reforça que qualquer intervenção na faixa de domínio da ferrovia requer análise técnica e aprovação da concessionária, uma vez que se trata de uma área sob gestão federal, com regras específicas de uso definidas pela ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]”, explica. “A Rumo segue à disposição para apoiar iniciativas que respeitem os parâmetros regulatórios e contribuam para o desenvolvimento urbano sustentável”, finaliza a empresa.
 

Publicidade

Veja também