Vereadores pedem retorno integral da Linha Saúde

Conforme os parlamentares, os trabalhadores da saúde teriam ficado desassistidos de sua condução ao trabalho, principalmente aos finais de semana

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 02/04/2020
Horário 04:00
 Arquivo - Linha Saúde teve alterações anunciadas na sexta-feira pela empresa
Arquivo - Linha Saúde teve alterações anunciadas na sexta-feira pela empresa

Pedido de retorno integral da Linha Saúde

 

Solicitação foi feita ontem à Prefeitura, para que medidas sejam tomadas em relação à readequação no transporte público

 

GABRIEL BUOSI

DA REDAÇÃO

 

Os vereadores Demerson Dias (PSB), Enio Perrone (DEM) e Mauro Neves (Podemos) solicitaram que a Prefeitura de Presidente Prudente providencie o retorno integral da linha de ônibus conhecida por Linha da Saúde no transporte coletivo urbano do município. De acordo com a Câmara, a solicitação foi feita por meio de ofício protocolado na manhã de ontem, na Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública de Presidente Prudente).

No documento, os vereadores pedem que a linha seja novamente executada conforme era anteriormente, do Conjunto Habitacional Ana Jacinta e do Conjunto Habitacional João Domingos Netto, passando próximos dos principais hospitais e unidades de saúde da cidade. Entre as justificativas para a ação, está o fato de que, com a redução das linhas por conta de decretos do município e do Estado, que determinaram o fechamento do comércio e a suspensão das aulas, os trabalhadores da saúde teriam ficado desassistidos de sua condução ao trabalho, principalmente aos finais de semana.

“Tal solicitação ocorre, tendo em vista as constantes reclamações que recebemos das pessoas que utilizam o serviço, incluindo os profissionais que prestam serviços na área da saúde e cumprem seus plantões nos sábados, domingos e feriados”, apontam os vereadores, que alegam ter sido retirado um dos horários e, com isso, notaram superlotação em outro horário, especialmente nessa época em que devemos permanecer distantes das pessoas para evitar contaminação pelo Covid-19.

A mudança foi anunciada no Facebook da Prudente Urbano na sexta-feira, quando a empresa afirmou que a linha 139, conhecida por Linha da Saúde, teria alteração no horário, “visando atender à solicitação dos colaboradores” do setor da saúde para a troca dos turnos.

NEGOCIAÇÕES

EM ANDAMENTO

A Prefeitura de Presidente Prudente informa que não houve autorização para redução do itinerário da Linha Saúde. “Entraremos em contato com a empresa responsável pelo serviço para apurar o caso”. Por outro lado, a advogada e porta-voz da Prudente Urbano, Renata Moço, afirmou que não há o que declarar, visto que, “até o momento” [ontem à tarde], não havia um posicionamento do município sobre o requerimento protocolado no dia 17 de março (veja abaixo).

REQUERIMENTO

Documento protocolado pela Prudente Urbano solicita medidas de urgência, por causa da pandemia do Covid-19, entre elas:

- Isentar o pagamento do ISS (Imposto Sobre Serviço) - alíquota de 5% incidente sobre a atividade do transporte coletivo de passageiros pelo prazo emergencial de 90 dias ou enquanto durar a crise;

- Isentar de forma absoluta o valor mensal pago a título de outorga pelo prazo emergencial de 90 dias ou enquanto durar a crise, a fim de reequilibrar o sistema;

- Instituir subsídio para compensar as referidas perdas no número de passageiros transportados que já estão acontecendo em função da propagação do novo vírus;

- Autorizar a redução do número de viagens e frota, compatibilizando com a nova realidade e com quantidade de passageiros.

Fonte: Prudente Urbano

Publicidade

Veja também